A Secretaria de Saúde de Santa Catarina investiga nove casos suspeitos de “flurona”, infecção simultânea de uma pessoa pelo coronavírus e pelo vírus influenza (gripe). As amostras foram identificadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e foram enviadas para o laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro para confirmação ou descarte. Até o momento, não há casos confirmados no Estado.
Como os dois vírus são respiratórios, as medidas de prevenção para ambos são as mesmas: uso de máscara em locais fechados e ambientes aglomerados; higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel; distanciamento social; isolamento em caso de sintomas respiratórios; e ventilação de ambientes. A Secretaria de Saúde reforça a necessidade de manter essas medidas para a prevenção tanto da Covid-19, quanto da gripe.
Flurona
Flurona foi o nome dado para a coinfecção pelo coronavírus e vírus influenza, ou seja, a infecção simultânea de uma mesma pessoa por esses dois vírus. Em Santa Catarina há, neste momento, a circulação de ambos os vírus.
A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que a coinfecção Covid-19 e gripe pode ocorrer sempre que houver a infecção simultânea de uma pessoa por qualquer variante do coronavírus, com qualquer subtipagem do vírus influenza.