InícioSaúdeSC tem nove casos suspeitos de flurona: coinfecção por coronavírus e influenza

SC tem nove casos suspeitos de flurona: coinfecção por coronavírus e influenza

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina investiga nove casos suspeitos de “flurona”, infecção simultânea de uma pessoa pelo coronavírus e pelo vírus influenza (gripe). As amostras foram identificadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e foram enviadas para o laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro para confirmação ou descarte. Até o momento, não há casos confirmados no Estado.

Como os dois vírus são respiratórios, as medidas de prevenção para ambos são as mesmas: uso de máscara em locais fechados e ambientes aglomerados; higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel; distanciamento social; isolamento em caso de sintomas respiratórios; e ventilação de ambientes. A Secretaria de Saúde reforça a necessidade de manter essas medidas para a prevenção tanto da Covid-19, quanto da gripe.

Flurona

Flurona foi o nome dado para a coinfecção pelo coronavírus e vírus influenza, ou seja, a infecção simultânea de uma mesma pessoa por esses dois vírus. Em Santa Catarina há, neste momento, a circulação de ambos os vírus.

A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que a coinfecção Covid-19 e gripe pode ocorrer sempre que houver a infecção simultânea de uma pessoa por qualquer variante do coronavírus, com qualquer subtipagem do vírus influenza.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com