InícioGeralSanta Catarina terá ICMS sobre combustíveis congelado por mais 60 dias

Santa Catarina terá ICMS sobre combustíveis congelado por mais 60 dias

Na tarde desta quarta-feira (26), o Governo de Santa Catarina decidiu prorrogar por mais 60 dias o congelamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis. A medida, que estava em vigor desde novembro de 2021, se encerraria na próxima semana. Outros 20 governadores devem aderir a decisão, que será oficializada nesta quinta-feira (27).

Com alíquota de 25% sobre o combustível no Estado, o objetivo é diminuir o impacto para os consumidores dos constantes aumentos no preço determinados pela Petrobras. O percentual destinado ao ICMS é calculado a partir do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF). Entretanto, a medida não significa que o preço não possa ser reajustado. Não há qualquer interferência dos estados nessa questão.

Além do ICMS, também determinam no preço do combustível o valor aplicado pela Petrobras nas refinarias – com base na cotação internacional do barril do petróleo e na variação do dólar -, os tributos federais (PIS/Pasep, Cofins e Cide), custo de distribuição, revenda e as despesas com o etanol anidro adicionado na gasolina ou o biodisel, no caso do diesel.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com