InícioTrânsitoSai ano, entra ano e Blumenau continua sem lombadas eletrônicas nas ruas

Sai ano, entra ano e Blumenau continua sem lombadas eletrônicas nas ruas

Há exatamente um ano, em janeiro de 2021, o Portal Alexandre José publicou uma reportagem mostrando a preocupação de moradores de Blumenau com o excesso de velocidade dos veículos após a desativação de todas as lombadas eletrônicas – fato que ocorreu em julho de 2020. Clique aqui para rever a matéria. Por incrível que pareça, de lá para cá nada mudou neste cenário. A cidade continua sem esses importantes equipamentos, que podem reduzir os abusos, evitar acidentes e, consequentemente, novas mortes.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb), a previsão é nada animadora. “Estamos em vias de lançar o processo licitatório para os estudos necessários referente à instalação de redutores e controladores de velocidades eletrônicos. Até fevereiro, o edital deve ser publicado. Com estes estudos prontos, poderemos proceder a licitação para posterior aquisição dos equipamentos – o que deve ocorrer lá pela metade do ano”, informa a nota oficial enviada a nossa equipe de jornalismo.

Faixas elevadas

Outro equipamento importante que ajuda a reduzir acidentes de trânsito, especialmente os atropelamentos, são as faixas elevadas, regulamentadas pela resolução nº 738/2018, publicada em setembro de 2018 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Elas oferecem, além da sinalização, um fator físico para a redução da velocidade. Segundo a Seterb, em 2021 foram executadas 50 faixas e em fevereiro deste ano uma nova licitação deve ser lançada para a construção de mais 50 faixas.

Foto: Arquivo

Porém, as faixas elevadas não podem ser instaladas em qualquer lugar. A resolução delimita o uso do dispositivo, vetando sua construção em alguns casos, como em trecho de pista com mais de duas faixas de circulação (exceto em locais justificados por estudos de engenharia). Isso responde aos questionamentos enviados pelos leitores à equipe do Portal Alexandre José após o acidente que ocorreu em uma faixa de pedestres na Rua São Paulo, com o atropelamento de pai e filha no último dia 19 de janeiro, que resultou na morte do empresário Charles Longen.

“Na Rua São Paulo estão previstos dois equipamentos, porém o estudo técnico que será licitado no mês que vem será o ponto de partida para nos dizer que tipo de equipamentos e confirmar a quantidade adequada a ser instalada. Neste ponto especificamente não havia histórico de acidentes. Na região da Furb, foram cinco acidentes nos últimos anos: dois sem pessoas feridas e três com vítimas com ferimentos leves. Agora essa fatalidade. Mas com certeza vamos avaliar essa questão”, respondeu a Seterb.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Jamille Cardoso
Jamille Cardoso
Jamille Cardoso é jornalista formada pela Univali (Itajaí-SC), com 15 anos de experiência na área. Atuou em assessoria de imprensa, programas de rádio, mas foi ao telejornalismo que dedicou mais tempo (12 anos no total), com passagens por emissoras afiliadas a Globo, Record e SBT. Blumenauense, mãe e repórter da Massa FM Blumenau.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com