Um decreto que prevê a aplicação de testagem rápida fornecida pela Prefeitura de Blumenau em empresas privadas foi assinado nesta sexta-feira (14) pelo prefeito Mário Hildebrandt. A medida tem o objetivo diagnosticar e isolar casos positivos do vírus para reduzir a disseminação do contágio, que bateu o recorde de números pelo quarto dia consecutivo.
Para ter acesso aos testes, empresas com sede em Blumenau devem assinar o termo de adesão anexo ao decreto, que deve ser publicado na segunda-feira (17) no Diário Oficial da União. A adesão poderá ser feita tanto por empresas com ambulatório médico quanto sem a estrutura, desde que cumpram os requisitos previstos no documento, como possuir sala exclusiva destinada a coleta e execução dos testes, alvará sanitário, protocolos para a realização e registro dos testes e documentos de identificação do responsável técnico, entre outras demandas.
A formalização deve ser realizada junto à Diretoria de Vigilância em Saúde, após as empresas manifestarem interesse através do e-mail dvs.semus@blumenau.sc.gov.br.
Os critérios de distribuição, fluxo de atendimento e documentação serão regulamentados pela Secretaria de Saúde. A quantidade de testes fornecidos para cada empresa também será avaliada de acordo com a capacidade instalada e o número de colaboradores da empresa.