InícioSaúdeCovid-19: Gaspar dobra capacidade de atendimento no Centro de Triagem

Covid-19: Gaspar dobra capacidade de atendimento no Centro de Triagem

Gaspar ampliou nessa terça-feira (18) a capacidade de atendimento do Centro de Triagem da Covid-19, instalado na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins. De acordo com a Secretaria de Saúde, isso se deve a alta demanda de pacientes que procuram atendimento no local.

Conforme a Prefeitura, a estrutura conta agora com seis consultórios, sendo mais dois para triagem inicial. Além disso, novas equipes de saúde, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem também foram contratadas ou realocadas para suprir a alta demanda. O sistema deve expandir a capacidade de atendimento, além de promover maior segurança dos pacientes, visto que o local foi mudado para trazer mais conforto.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Testes em escassez

Segundo a Secretaria de Saúde, os testes de Covid-19 devem durar somente por mais alguns dias. Entre os dias 7 e 17 de janeiro, foram realizados 3.680 atendimentos no Centro de Triagem, uma média de 360 pacientes diários, sendo que finais de semana o horário de atendimento é reduzido.

Além de Gaspar, outras regiões de Santa Catarina – e até mesmo do Brasil – encontram dificuldades para conseguir os exames, diante da explosão da demanda com o espalhamento da variante Ômicron do coronavírus, mais contagiosa. Por esse motivo, a recomendação é para que as pessoas procurem o CT apenas quando tiver os sintomas (coriza, dor no corpo, dor de cabeça, dor de garganta, tosse, febre, falta de ar e outras condições que possam caracterizar coronavírus).

Diante desta realidade, a Prefeitura de Gaspar está com dois pregões emergenciais abertos para aquisição de testes para detecção do vírus. Ainda não há previsão de chegada, visto que ainda não há fornecedores que atendam a demanda. A maioria das empresas não tem conseguido atender o consumo crescente, de forma imediata, dos municípios.

Efeito vacinação

Gaspar registrou 987 casos de Covid-19 nos 18 primeiros dias de janeiro – já superando março de 2021, até então mês com mais casos confirmados (655) na cidade. Por outro lado, janeiro tem a menor taxa de letalidade de toda pandemia. Além disso, a cidade somava 32 pacientes internados simultaneamente no Hospital de Gaspar em março de 2021. Atualmente, apenas uma pessoa está internada devido à doença.

Conforme a Secretaria de Saúde, a baixa letalidade é o efeito direto da vacinação em massa dos moradores de Gaspar. A letalidade relaciona o número de pessoas contaminadas por coronavírus e aquelas que vieram a óbito pela doença. De acordo com dados da pasta, cerca de 75% da população total de Gaspar já está vacinada com pelo menos a primeira dose.

Gaspar segue com a aplicação das doses no Centro de Convivência do Idoso, localizado na Rua Frei Canísio, 500, no bairro Coloninha. Não há necessidade de agendamento, apenas serão disponibilizadas doses para os grupos pré-determinados no dia. A aplicação de doses depende das doses disponíveis.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com