Daniel Araújo de Abreu, oito anos em véspera de completar nove, acompanhado pelo pai e com aquela feição de curiosidade pelo momento. Ele é a primeira criança vacinada contra a Covid-19 em Blumenau. O ato na manhã deste domingo (16) marcou o início oficial da vacinação infantil contra o coronavírus no Centro de Pediatria da Policlínica Lindolf Bell, na Itoupava Norte, onde é feito o procedimento.
O Prefeito Mário Hildebrandt, a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar e o secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck também acompanharam o início dos trabalhos das equipes com os pequenos. Neste domingo a vacinação de crianças será feita até as 19h e, durante a semana, as equipes atuarão das 7h às 19h, sempre mediante agendamento prévio.
Para este domingo, no entanto, as 400 vagas infantis estão esgotadas e a expectativa do município é continuar a vacinação com a abertura de novas agendas para os próximos dias.
Orientações e documentos
A orientação da Secretaria de Saúde é para pais e responsáveis estejam com as crianças na Policlínica em, no máximo, 15 minutos de antecedência. Como acontece desde o início da campanha, é necessário informar também o CPF da criança para fazer o agendamento da vacina. Os pequenos que ainda não tem o documento podem solicita-lo via on-line, no site da Receita Federal.
Quando aberto, o agendamento poderá ser feito pelo site da Prefeitura de Blumenau, no link. Na segunda e na terça-feira, o agendamento também poderá ser feito pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2), das 17h às 20h. A Prefeitura também disponibiliza um modelo de declaração médica para crianças com comorbidades e deficiência permanente, no mesmo link de agendamento. Ele deve ser preenchido e assinado pelo profissional médico atestando a condição e deverá ser apresentado no ato da aplicação da vacina, onde ficará retido na central de vacinação.