InícioGeralCovid-19: AstraZeneca 100% produzida no Brasil deve ser entregue em fevereiro

Covid-19: AstraZeneca 100% produzida no Brasil deve ser entregue em fevereiro

Uma nova versão da vacina AstraZeneca, fabricada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), esta sendo produzida com insumos 100% brasileiros. O imunizante já está em fase final de desenvolvimento e a previsão da Fiocruz é de que os primeiros lotes sejam entregues em fevereiro.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Antes, a fabricação utilizava ingrediente farmacêutico ativo (IFA) enviado pela China, o que resultou em atrasos na entrega de vacinas no ano passado. A situação levou a fundação a montar estruturas de produção e realizar testes até iniciar a produção do IFA no país.

Entenda a produção do imunizante

O IFA é formado por vírus e células. O método de fabricação da vacina envolve o adenovírus, tecnicamente classificado como “vetor viral não replicante”. Após a produção dos elementos necessários para a fabricação da vacina, as células são induzidas em um processo de multiplicação e, em seguida, de purificação, concluindo a produção.

Após isso, ele é congelado e, então, descongelado para finalizar a fabricação da vacina com a inclusão de componentes que vão auxiliar a estabilização do imunizante.

O próximo passo é o envase do produto nos frascos, que são esterilizados para receber o líquido da vacina, que é transferido para tanques de aço inox.

O último procedimento é a transformação do líquido em uma espécie de pastilha, processo chamado de liofilização. Os frascos são fechados efetivamente com tampa e lacre. São retiradas amostras para análise de qualidade. Depois os frascos recebem rótulos, são embalados e enviados ao Ministério da Saúde.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com