InícioSaúdeApós reclamações, Blumenau amplia horário de atendimento nos AGs

Após reclamações, Blumenau amplia horário de atendimento nos AGs

Moradores de Blumenau que procuraram os Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade nesta terça-feira (4) em busca de vacina contra a Covid-19 e teste para o coronavírus encontraram muito movimento. Além da demora, alguns alegaram não haver o distanciamento necessário entre os pacientes. Diante das reclamações, a Prefeitura decidiu implementar duas novas medidas.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Seguidora do Portal Alexandre José, Thaís Klug procurou nossa equipe de reportagem para reclamar do AG do Badenfurt. “Estão colocando pessoas com suspeita de Covid e outros pacientes todos juntos, sem distanciamento, no mesmo local, sendo que alguns já testaram positivo. Não tem nada separando. Tem crianças, adultos e idosos. Estão colocando todos em risco”, desabafou.

Ela e outra moradora – que prefere não ser identificada – tentaram registrar a reclamação na Ouvidoria da Prefeitura de Blumenau através do telefone 156, mas o serviço está indisponível até o dia 20 de janeiro devido ao período de recesso. “Um local que era para dar exemplo está cometendo um erro absurdo. Uma total falta de zelo a todas as normas exigidas”, disse.

A equipe do Portal Alexandre José também recebeu mensagens semelhantes, relatando muito movimento no AGs das Itoupavas, com uma grande procura por vacinas. No período da manhã, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, usou as redes sociais para responder questionamentos que estavam sendo direcionados a ele. Confira abaixo a publicação:

Mudanças

No início da tarde, a Prefeitura de Blumenau anunciou mudanças para intensificar a vacinação contra a Covid-19 na cidade. A partir desta quarta-feira (5), para reduzir filas e melhorar o atendimento à comunidade, as salas de vacina dos Ambulatórios Gerais (AGs) funcionarão em horário estendido e a aplicação da dose de reforço será expandida para outras 12 unidades de saúde.

“Nos últimos dias, registramos um aumento nas buscas nos atendimentos de nossas unidades. Continuamos, como fazemos desde o início da pandemia, monitorando os números e queremos incentivar ainda mais o público a buscar a vacina. Por isso, pedi à equipe da Secretaria de Saúde que buscasse ampliar o atendimento, garantindo mais locais e horários para vacinação”, explicou Hildebrandt.

Atualmente, os AGs estão vacinando os usuários das 8h às 18h (distribuição de senhas até 17h), em dias úteis. Com a ampliação do horário, as salas de vacina atenderão o público de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (distribuição de senhas até 19h). A outra novidade envolve a oferta da dose de reforço também em 12 unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs).

O atendimento das salas de vacinação será de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30. Até então, o reforço da vacina contra a Covid-19, que é direcionada a pessoas acima de 18 anos que receberam a segunda dose há mais de quatro meses, vinha ocorrendo exclusivamente nos sete AGs. Confira abaixo a lista de ESFs que aplicarão a dose de reforço:

1) ESF Armando Odebrecht I (Rua Professor Jacob Ineichen, 50 – Itoupavazinha);
2) ESF Geraldo Schmidt Sobrinho I (Rua Johann Saschse, 2.602 – Salto do Norte);
3) ESF Tereza Lezscowitz I (Rua Felipe Bauler, 2.155 – Itoupavazinha);
4) ESF Glodoaldo Lino de Amorim II (Rua Araranguá, 728 – Ribeirão Fresco);
5) ESF Augusto Cesar Viana I (Rua General Osório, 2.677 –  Água Verde);
6) ESF Jovino Inácio Cardoso I (Rua Maria Popoer, s/nº – Água Verde);
7) ESF Ângelo de Caetano I (Rua Godofredo Rangel, 100 – Fidélis);
8) ESF Gustavo Tribess I (Rua Hermann Tribess, 1.975 – Tribess);
9) ESF Gustavo Haase (Rua Santa Maria, 2.056 – Progresso);
10) ESF Maria S. Baumgartner I (Rua da Glória, 1.993 – Glória);
11) ESF Martin Volles I (Rua Franz Volles, s/nº – Itoupava Central);
12) ESF Arão Rebello I (Rua Franz Muller, 1.950 – Velha Grande).

Lembrando que não há mais necessidade de agendar a vacinação contra a Covid-19. 

Casos de síndrome gripal

Os atendimentos a casos suspeitos de síndrome gripal, entre eles de Covid-19, também são realizados nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs). O objetivo é desafogar o atual aumento da demanda registrada nos AGs e aproximar os pacientes de suas unidades de referência. O endereço e horário de atendimento dos locais habilitados está no site da Prefeitura neste link (clique aqui).

Públicos, documentação e locais de aplicação da vacina contra a Covid-19:

Primeira dose para pessoas entre 12 e 17 anos: a aplicação da primeira dose da vacina contra Covid-19 acontece nos Ambulatórios Gerais. Documento de identificação com foto e acompanhado do responsável legal (pai, mãe ou tutor legal mediante documento oficial) ou pessoa adulta com autorização assinada pelos responsáveis legais – conforme modelo disponível em bit.ly/declaracaovacina.

Primeira dose para pessoas acima dos 18 anos: a aplicação da primeira dose acontece nos sete Ambulatórios Gerais e nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) com sala de vacina ativa. A relação das salas de vacina está disponível em blumenau.sc.gov.br/salasdevacina. Levar documento de identificação com foto.

Segunda dose: a aplicação da segunda dose, para quem estava agendando na Central da Vila Germânica e não tomou a dose na data marcada, deve procurar um dos sete Ambulatórios Gerais. Levar documento de identificação com foto.

Dose de reforço: a aplicação da dose de reforço é direcionada a pessoas acima de 18 anos que receberam a segunda dose da vacina há mais de quatro meses. No caso de gestantes e puérperas, o prazo para a dose de reforço é de cinco meses. A vacinação acontece em todos os Ambulatórios Gerais, com exceção da dose de reforço da marca Janssen que não é aplicada no AG da Fortaleza, e nas 12 ESFs listadas acima. Levar documento de identificação com foto.

Antecipação da segunda dose: a antecipação da segunda dose acontece em todos os AGs. Levar documento de identificação com foto.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com