InícioNutriçãoNutrição: comecei a treinar, preciso tomar whey? Por Jaine da Silva

Nutrição: comecei a treinar, preciso tomar whey? Por Jaine da Silva

Muitas pessoas acreditam que, ao começar a frequentar a academia e treinarem musculação, é necessário suplementar com whey protein, que é a proteína do soro do leite, para repor as necessidades de proteínas. Porém nem sempre isso é necessário, principalmente quando a pessoa está iniciando a rotina de treino. Nesse período, o corpo passa por um momento de adaptação e é natural que seja exigido um pouco mais de energia do organismo, mas não o suficiente para já iniciar com o consumo do whey.

Se o indivíduo possui uma alimentação saudável e equilibrada, não existe a necessidade de suplementar. Para isso é preciso avaliar como está sua rotina alimentar e estar atento principalmente ao consumo de proteínas. O ideal é distribuir os alimentos que contêm maior quantidade de proteína ao longo do dia. Incluindo em todas as refeições uma fonte desse macro nutriente.

O consumo de proteínas, além de repor as energias, é muito importante para os ganhos de massa muscular, ajuda a manter a saciedade, fazendo com que seja controlado de forma mais fácil o que ingerimos. O whey é uma suplementação, ou seja é um complemento, por isso antes de começar o uso desse produto é preciso ter uma alimentação saudável como base.

Quando iniciamos na academia, o consumo de energia ainda é baixo, por conta disso não existe uma grande demanda de proteína que precisa ser complementada com a suplementação. Nessa fase, a alimentação supre as necessidades, até porque grande parte das refeições da população já é hiperproteica. O ideal é o consumo de 1,2 gramas para 1 kg de peso.

Existem três tipos de whey que são os concentrados que possuem um alto teor de proteína, porém também é composto por carboidratos; o isolado, que é composto apenas por proteínas; e o whey hidrolisado, que passa por um processo diferente de fabricação. Nesse produto, a proteína já está quebrada, ou seja, será absorvida muito mais rápido pelo corpo e é usada normalmente por atletas de alta performance.

Para quem deseja consumir whey, o primeiro passo é consultar um nutricionista. Assim, esse profissional pode indicar quando ingerir, qual a dose e qual o melhor tipo, já que existem diversas formas de suplementação de proteínas. O whey é apenas uma delas.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com