InícioNutriçãoNutrição: quando consumir suplementos com vitaminas e minerais, por Jaine da Silva

Nutrição: quando consumir suplementos com vitaminas e minerais, por Jaine da Silva

Atualmente, muitos produtos a base de vitaminas e minerais são comercializados sem nenhuma prescrição médica ou nutricional, mas isso não significa que podemos ingeri-los livremente, sem nenhuma orientação. A grande maioria das pessoas não precisa dessa suplementação extra, porque grande parte desses nutrientes já está presente nos alimentos.

Através de uma alimentação saudável com frutas, verduras, legumes, grãos, proteínas, sementes e oleaginosas é possível atingir níveis bons de vitaminas e minerais, como as vitaminas do complexo A, B, C e minerais como ferro, zinco e cálcio.

É muito comum o consumo dos multivitamínicos, que são várias vitaminas e minerais reunidos em um único produto. Apesar de prometerem muitos benefícios, esses produtos não são tão interessantes para o organismo. Muitas vezes, o corpo até pode sofrer deficiência de algum micronutriente, porém não de todos que são encontrados nos multivitamínicos. Nesse caso, é indicado a suplementação isolada do micronutriente que está em falta. Caso contrário, o organismo pode sofrer algum efeito colateral.

Para acrescentar esses suplementos na rotina alimentar é necessário observar alguns fatores. O primeiro é analisar se a alimentação no seu dia está variada, um prato colorido pode ser o melhor multivitamínico natural. Por exemplo, a vitamina A pode ser encontrada nos alimentos verdes escuros e – principalmente – nos laranjas ou amarelos, como a cenoura e manga. Já a vitamina C está presente nas frutas cítricas. Os minerais como o cálcio e ferro são consumidos por meio dos vegetais folhosos.

Alguns sinais de deficiência de vitaminas e minerais são perda de cabelo, unhas fracas, cansaço constante, olheiras, pele muito seca ou oleosa. É sempre importante estar atento aos sinais do nosso corpo. Para descobrir de fato alguma deficiência nutritiva, o mais indicado são os exames bioquímicos que podem ser indicados por um profissional de saúde, como nutricionistas ou médicos.

Nesses casos é sempre indicado o acompanhamento do profissional de saúde para orientar qual tipo de vitamina ou mineral tomar, podendo ser em cápsulas ou até mesmo por meio venoso, e também por quanto tempo fazer o uso desses suplementos.

Já o consumo sem orientação pode oferecer riscos ao organismo. Quando nosso corpo já está com os níveis de vitaminas e minerais equilibrados, consumir a mais esses nutrientes pode se tornar tóxico e acabar prejudicando diversas funcionalidades. Dessa forma, não é seguro usar desses suplementos sem prescrição médica.

Jaine da Silva (CRN 10 9016) é nutricionista formada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Atua na área de alimentação escolar no município de Petrolândia e na área clínica em Petrolândia, Ituporanga e região, de forma presencial e on-line.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com