InícioNutriçãoNutrição: como identificar produtos mais saudáveis através dos rótulos, por Jaine da...

Nutrição: como identificar produtos mais saudáveis através dos rótulos, por Jaine da Silva

Quando iniciamos uma rotina mais regrada na alimentação e passamos a tomar mais cuidado com o que comemos, uma das primeiras dúvidas que surgem quando vamos às compras no mercado é se o produto realmente é saudável. Nos alimentos industrializados é possível identificar isso através dos rótulos. É muito comum encontrar produtos denominados fitness com a promessa de oferecerem benefícios para dieta, porém muitas vezes não é de fato o que acontece.

Um exemplo são os produtos “sem açúcar”, que na verdade possuem açúcares disfarçados em outros ingredientes. Por isso, é sempre importante analisar os rótulos, para entender o que de fato está sendo consumido por seu organismo e se de fato é o tipo de alimento que você quer levar para casa.

Para fazer uma leitura e interpretação correta da embalagem é muito simples, basta seguir alguns passos. A primeira coisa é olhar a lista de ingredientes, assim podemos observar toda a composição do produto. A lista de ingredientes é sempre feita de forma decrescente, ou seja, os primeiros ingredientes vão ser sempre os que estão presentes em maior quantidade na composição e os últimos são em menor quantidade.

Além disso, é possível encontrar açúcares disfarçados, que não são como o açúcar comum que temos em casa, mas sim outros tipos usados pela indústria para adoçar o produto. Para identificar esses ingredientes disfarçados, uma boa dica é ficar atento aos componentes terminados em “ose” como maltose e dextrose. Outros açúcares disfarçados são a maltodextrina, dextrina e os xaropes, como xarope de glucose ou glicose.

Outro ponto importante é a tabela nutricional. Na tabela, está descrita a quantidade de calorias, carboidratos, açúcar, sódio, proteínas, gorduras, vitaminas e fibras em determinada porção do alimento. É preciso estar atento no valor da porção. Por exemplo: em uma barra de chocolate de 100 gramas, é comum na tabela nutricional estar descrito apenas o equivalente a quantidade de 25 gramas do produto e não do total de 100 gramas. Assim, para ter o valor total de calorias da barra de chocolate é necessário multiplicar por quatro as 25 gramas.

Para auxiliar na escolha dos produtos no mercado e analisar todas essas informações, a tecnologia também ajuda. Por meio do aplicativo Desrotulando, é possível pesquisar os produtos na hora que surgir dúvida em comprar. O app classifica de zero a 100 o quanto o alimento é saudável. Tudo isso através da verificação dos rótulos.

Jaine da Silva (CRN 10 9016) é nutricionista formada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Atua na área de alimentação escolar no município de Petrolândia e na área clínica em Petrolândia, Ituporanga e região, de forma presencial e on-line.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com