InícioSaúdeDezembro vermelho: campanha alerta sobre prevenção de HIV e DSTs

Dezembro vermelho: campanha alerta sobre prevenção de HIV e DSTs

O dia 1º de dezembro é marcado pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids. O mês é marcado pela campanha dezembro vermelho, que busca conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce, a adesão ao tratamento e a prevenção à infecção da AIDS e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, mais conhecida como Aids, já matou milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente nos anos de 1980 e 1990, quando ainda era pouco conhecida. Hoje ela pode ser prevenida com serviços de saúde disponíveis gratuitamente.

A Secretaria de Saúde do Estado reforça a recomendação de realizar periodicamente testes rápidos para a detecção do HIV. Eles são práticos, feitos com uma gota de sangue e o resultado sai em, no máximo, 30 minutos. Outras formas de prevenção, como o uso de camisinha também são eficazes para a prevenção da doença.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Dados em Santa Catarina

Segundo levantamento realizado pela DIVE/SC, houve uma queda no número de diagnósticos de infecções por HIV em Santa Catarina entre os anos de 2019 e 2020. Em 2019 foram diagnosticados 2.169 casos contra 1.618 em 2020. Nos dois anos, os homens aparecem entre os mais infectados e a faixa etária mais acometida é de pessoas com idade entre 20 e 29 anos, seguido daqueles com 30 a 39 anos.

Com relação aos casos de Aids também houve redução entre 2019 e 2020. Em 2019 foram diagnosticados 1.236 casos e 884 em 2020, sendo também os homens os mais acometidos. A faixa etária com mais diagnósticos está entre 30 e 39 anos, seguido daqueles com idade entre 40 e 49 anos. Os heterossexuais estão entre os que mais adoecem.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading