InícioGeralVídeo: o que pode ter provocado o aparecimento de mariposas em Blumenau

Vídeo: o que pode ter provocado o aparecimento de mariposas em Blumenau

O aparecimento de mariposas na região central de Blumenau tem despertado a curiosidade de muitos moradores. Embora o fenômeno tenha sido observado na Avenida Beira Rio, o fato virou assunto das rodas de conversas, nos pontos de ônibus e nas redes sociais. O Portal Alexandre José foi em busca de uma explicação.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Os insetos, também conhecidos por borboletas noturnas, são lepidópteros da divisão dos heteróceros, que reúne espécies de voo noturno. Os animais passaram a ser vistos com mais frequência desde a semana passada, especialmente em luminárias instaladas próximas ao Rio Itajaí-Açu. Confira abaixo algumas imagens:

Procurado pela equipe do Portal Alexandre José, o biólogo Sérgio Luiz Althoff, que é professor da FURB e pesquisador, afirmou que falar em “praga” ou “infestação” seria exagero. “Não temos estudos, parâmetros para saber se aumentou ou diminuiu a população desses insetos. A gente só pode falar isso quando temos um dado cientifico”, declarou.

Ainda assim, o especialista apontou duas possibilidades para o surgimento repentino da espécie: alguma modificação na iluminação daquela área ou a época de reprodução. “As mariposas são atraídas pela luz e se houve alguma mudança no tipo de lâmpada, isso vai interferir. As lâmpadas de led quentes (amarelas), por exemplo, atraem menos inseto, enquanto as lâmpadas de led frias (brancas), atraem mais”, explicou o biólogo.

Além disso, tudo pode ter relação com a temperatura e a disponibilidade de comida para os insetos. Ou seja, há uma série de fatores que podem interferir. “As mariposas têm um prazo de vida muito curto. Elas passam a maior parte do tempo como lagartas, depois viram borboletas, se reproduzem e morrem. É normal”, acrescentou.

Risco à saúde

A Secretaria de Saúde de Blumenau, por meio da Vigilância Sanitária, emitiu uma nota oficial garantindo que não há riscos à saúde, com importantes orientações à comunidade de como proceder. Leia abaixo:

O Serviço de Vigilância Sanitária informa que as mariposas não são transmissoras de enfermidades ao ser humano, e por isso não são objeto de fiscalização. Para evitar que entrem nos estabelecimentos, a sugestão é que a população use telas milimétricas nas entradas e janelas de casas e estabelecimentos. O aparecimento dessas mariposas, nessa quantidade é sazonal. Segundo os biólogos da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) este é um período de reprodução da espécie por isso surgem em maior quantidade.

Jamille Cardoso
Jamille Cardoso é jornalista formada pela Univali (Itajaí-SC), com 15 anos de experiência na área. Atuou em assessoria de imprensa, programas de rádio, mas foi ao telejornalismo que dedicou mais tempo (12 anos no total), com passagens por emissoras afiliadas a Globo, Record e SBT. Blumenauense, mãe e repórter da Massa FM Blumenau.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com