InícioGeralVídeo: homens em canoa no Rio Itajaí-Açu mobilizam bombeiros em Blumenau

Vídeo: homens em canoa no Rio Itajaí-Açu mobilizam bombeiros em Blumenau

O Corpo de Bombeiros foi acionado na tarde deste domingo (10) para socorrer três homens em uma embarcação à deriva no Rio Itajaí-Açu, em Blumenau. Chegando ao local, porém, os socorristas se depararam com uma situação inusitada e perigosa: os homens estavam em uma canoa (bateira) e usavam uma roçadeira improvisada como motor.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Os homens foram de encontro aos bombeiros e negaram estar em apuros. Segundo um deles, o grupo apenas respondia com gritos quem passava pelas margens do rio e acenava – o que pode ter provocado uma confusão em algumas pessoas, que acionaram os bombeiros achando que os homens estavam pedindo socorro.

Imagens: Marcos Fernandes / Portal Alexandre José

O Portal Alexandre José esteve no local da ocorrência e conversou com o subtenente Cuchava, do Corpo de Bombeiros, que afirmou que os homens correram grande perigo. Segundo ele, nenhum deles usava colete salva-vidas. Além disso, “a embarcação precisa estar devidamente registrada na Marinha” e o condutor do barco precisa ser habilitado – ou seja, fazer um curso na Marinha – para fazer “esse tipo de pilotagem”.

“Isso é proibido, tem que estar tudo registrado na Marinha”, destacou o subtenente. “O motor precisa estar averbado na embarcação, tem que ter uma numeração. O condutor do barco precisa ser habilitado, ou seja, fazer um curso na Marinha pra fazer esse tipo de pilotagem. E, é claro, todos precisam usar o colete salva-vidas. Para fazer esse tipo de passeio, precisa ser em segurança e com pessoas capacitadas”.

Veja abaixo live realizada pelo Portal Alexandre José no local da ocorrência:

O subtenente destacou ainda que os homens tiveram sorte. “Graças a Deus tudo acabou bem nessa ocorrência”, disse. “Deu tudo certo pra eles. Mas poderia ter acontecido uma tragédia devido ao que eles estavam fazendo aí, sem equipamento, sem segurança. Orientamos a população para que não faça uso disso. Só vá com pessoas capacitadas, com uso de colete e dentro da lei”.

Em conversa com o comunicador Alexandre José, o proprietário da embarcação disse que não sabia que a prática era proibida. “Sou leigo nesse assunto, não sabia que precisava ser habilitado. Sabia da necessidade do colete salva-vidas, mas como todo mundo sabia nadar, não usamos. Infelizmente acabou assim, mobilizando bombeiros e Polícia Militar. Mas estamos bem e agora sabemos.

Foto: Marcos Fernandes / Portal Alexandre José
Foto: Marcos Fernandes / Portal Alexandre José

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com