InícioSaúdeTransferência do AG do Badenfurt motiva manifestação da comunidade

Transferência do AG do Badenfurt motiva manifestação da comunidade

Moradores do bairro Badenfurt, em Blumenau, estão planejando uma manifestação pacífica para a próxima segunda-feira (18) contra a transferência do Ambulatório Geral (AG) Dr. Diogo Vergara. Atualmente localizado na Rua Werner Duwe, a unidade de saúde será realocada para outro endereço, desta vez no bairro Salto do Norte.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

A concentração será às 9h30min em frente ao AG do Badenfurt. A organização reivindica a ampliação da unidade e a manutenção de todas as especialidades oferecidas aos cerca de 40 mil usuários da região. “A comunidade tem que ser ouvida. Ninguém tem condições de ir para o Salto do Norte”, disse um morador, que não quis ser identificado.

A comunidade questiona o local que foi escolhido para abrigar o AG no Salto do Norte, alegando que se trata de uma área passível de inundação, muito próxima de uma concreteira. “Os enfermeiros, médicos e os pacientes vão ter que cheirar pó o dia inteiro”, desabafou o morador ao Portal Alexandre José.

O que diz a Prefeitura de Blumenau

Procurada pela equipe de jornalismo do Portal Alexandre José, a Prefeitura de Blumenau se manifestou por meio de uma nota oficial, que afirma que a mudança atende uma demanda da própria comunidade. A Secretaria Municipal de Saúde garante que vai ampliar o atendimento, ao invés de reduzir. Leia abaixo:

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) informa que a mudança do Ambulatório Geral Dr. Diogo Vergara, do Badenfurt para o Salto do Norte atende à demanda da comunidade que há cerca de quatro anos pleiteou a transferência de um terreno do Governo do Estado para o Município.

As reuniões contaram com a presença do Presidente do Conselho Regional do Badenfurt, Wilson Barth, que foi um dos primeiros articuladores para oferecer uma estrutura maior e com mais qualidade aos moradores da região norte, já que a atual unidade está localizada em um terreno cedido pelo Governo do Estado, que não permite benfeitorias por parte da Prefeitura. Todas as reivindicações foram registradas em atas pela Prefeitura.

A Secretaria destaca ainda, que estuda a possibilidade de utilização do espaço que atualmente abriga o AG para a implantação de duas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF).

A Prefeitura entende que a distância entre as unidades não inviabiliza o acesso aos serviços de saúde, nem a locomoção já que a futura unidade ficará ainda mais próximo do Terminal de Ônibus Urbano do Aterro, facilitando o deslocamento dos usuários. A Semus segue trabalhando em prol da saúde coletiva de qualidade.

A nova estrutura

A futura estrutura do AG representará um aumento de 233% em relação ao atual espaço. Serão investidos cerca de R$ 5 milhões na obra, que vai beneficiar 15 mil usuários da região. O local será dividido para receber seis equipes compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares ou técnicos de enfermagem, agentes administrativos e agentes comunitários de saúde. Ao todo, cerca de 80 servidores vão atuar no AG para atender a população.

O local também deverá oferecer atendimento odontológico. A estrutura vai contar com consultórios, salas de espera, medicação e procedimentos, de acolhimento, observação, curativo, farmácia e copa para os servidores. O espaço tem ainda rampa de acessibilidade e estacionamento com vagas exclusivas para pessoas com deficiência física.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com