InícioNutriçãoNutrição: a relação da alimentação com reações alérgicas, por Jaine da Silva

Nutrição: a relação da alimentação com reações alérgicas, por Jaine da Silva

Você sabia que a alimentação tem uma relação direta com reações alérgicas e o desenvolvimento de possíveis alergias? Desde o nascimento, quando ocorre a primeira exposição a alguns tipos de alimentos, podem ser desencadeadas reações alérgicas e inflamatórias no organismo.

A alergia pode ser causada por apenas um tipo isolado ou um grupo de comidas. A alergia a um tipo de alimento se chama alergia alimentar, mas também existem as reações alérgicas e inflamatórias que alguns tipos de alimentos podem piorar, como rinite e outros problemas respiratórios, além das alergias na pele, que são causadas de dentro do corpo para fora.

Os alimentos que fazem parte desses grupos são os açúcares, farinhas refinadas, carne vermelha, alimentos de origem animal, gorduras saturas e gorduras trans. O excesso desses produtos leva o corpo a um processo de inflamação e o organismo começa a reagir a essa exposição.

A base de uma boa alimentação são frutas, verduras, grãos e carnes magras. Quando consumimos muitas comidas que não se enquadram nesses grupos, o corpo começa a inflamar como uma resposta. Assim, começam a se desenvolver as reações alérgicas, como a rinite, sinusite, pele e cabelo secos, irritação na pele. São sinais que o corpo mostra quando está inflamado.

Isso não quer dizer que esses alimentos nunca devem ser consumidos, são alimentos importantes para o organismo. O segredo é consumir sempre com moderação e optar por alimentos mais saudáveis ou naturais.

Jaine da Silva (CRN 10 9016) é nutricionista formada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Atua na área de alimentação escolar no município de Petrolândia e na área clínica em Petrolândia, Ituporanga e região, de forma presencial e on-line.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com