InícioNutriçãoNutrição: a importância do consumo moderado de açúcar pelas crianças, por Jaine...

Nutrição: a importância do consumo moderado de açúcar pelas crianças, por Jaine da Silva

O Dia das Crianças está chegando e é muito comum que os pequenos ganhem doces e guloseimas de presente. Porém, muitas vezes esses alimentos de forma exagerada podem fazer mal pra criança, principalmente nos primeiros anos de vida, quando o organismo ainda está se desenvolvendo.

O guia alimentar para crianças menores de dois anos do Ministério da Saúde faz recomendações muito importantes para o consumo de açúcar, indicando que esse tipo alimento não deve ser consumido até os dois anos de idade. O açúcar é associado a muitos tipos de problemas de saúde, como inflamação que causam alergias, intolerâncias, deixando o organismo fraco e exposto a outras doenças.

Mesmo após os dois anos de idade é indicado que os pais ofereçam com moderação os alimentos com açúcar, para a criança não criar hábitos alimentares associados ao açúcar. Comidas açucaradas são muito mais fáceis de serem consumidas do que alimentos saudáveis como saladas e vegetais. O açúcar acaba dessensibilizando as papilas degustativas para outro tipos de sabores, como o amargo e o azedo. Assim, a criança que está acostumada com o doce sempre vai preferir o sabor açucarado.

Dessa forma, é de extrema importância que a introdução alimentar seja de forma consciente evitando esse tipo de alimento. Além disso, o açúcar na infância está muito associado à obesidade e à problemas dentários. Para isso, é necessário que toda a família coma de forma saudável, afinal esse é o exemplo maior dos pequenos.

Não se considere malvado ou radical por não dar um docinho para seu filho em determinadas situações. Ao contrário: assim você pode estar evitando que futuramente ele desenvolva uma série de problemas relacionados a saúde.

Jaine da Silva (CRN 10 9016) é nutricionista formada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Atua na área de alimentação escolar no município de Petrolândia e na área clínica em Petrolândia, Ituporanga e região, de forma presencial e on-line.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com