InícioNutriçãoNutrição: a importância de analisar os rótulos dos produtos, por Jaine da...

Nutrição: a importância de analisar os rótulos dos produtos, por Jaine da Silva

É muito comum quando se quer iniciar um processo de emagrecimento buscar os chamados produtos fit, que são considerados “mais saudáveis”. Porém, na realidade, nem sempre o que é fit esta aliado à perda de peso ou é mais saudável que o alimento tradicional. É necessário ter controle na quantidade que será consumida, isso porque todo alimento tem calorias.

Ficar de olho nos rótulos é importante para encontrar um produto fit que seja saudável e de fato seja o que o consumidor está buscando. Analisar a lista de ingredientes é um fator necessário. Quanto menos ingrediente, mais natural o produto é e, consequentemente, mais saudável.

Outro ponto importante é encontrar ingredientes disfarçados. Por exemplo, muitas vezes um produto afirma não ter açúcar, mas ao analisar o rótulo pode-se encontrar o açúcar com diversos outros nomes. São exemplos de açúcar disfarçado: sacarose, xaropes, glicose, maltodextrina. Outra situação são os alimentos integrais, que é muito comum terem como ingrediente principal a farinha branca, mas com outro nome, como farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico.

Além disso, é interessante ficar de olho na tabela nutricional que aponta a quantidade de calorias que contém em determinada porção do produto e não na embalagem inteira. Dessa forma, muitas vezes é fácil se confundir achando que o alimento é baixo em valor calórico quando, na verdade, as informações na tabela nutricional tratam apenas de uma pequena quantidade.

Muitas vezes, acaba-se consumindo o produto em maior quantidade do que o ideal, multiplicando o valor de calorias que está na tabela nutricional, com um saldo extremamente calórico e nada fit. Dessa forma, é aconselhável sempre avaliar se vale mais a pena consumir um alimento natural, como frutas e verduras, do que os chamados produtos fit, que possuem um valor calórico maior e são ultraprocessados.

Jaine da Silva (CRN 10 9016) é nutricionista formada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Atua na área de alimentação escolar no município de Petrolândia e na área clínica em Petrolândia, Ituporanga e região, de forma presencial e on-line.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com