InícioEntertainmentEntretenimento: conheça Perfect Blue, um dos filmes mais influentes dos últimos tempos

Entretenimento: conheça Perfect Blue, um dos filmes mais influentes dos últimos tempos

Por: Luiz Guilherme Hostert Pereira

É provável que você nunca tenha visto ou mesmo ouvido falar de Perfect Blue, animação japonesa lançada em 1997, mas com certeza já assistiu a alguma obra que foi influenciada por ela. O diretor Darren Aronofosky revelou ter se inspirado no anime para a criação de ambos os seus clássicos contemporâneos “Requiem Para Um Sonho” e “Cisne Negro”. Mas o que torna esse filme tão intrigante?

Baseado no romance do mesmo nome e dirigido por Satoshi Kon, Perfect Blue é uma jornada imersiva no psicológico de Mima Kirigoe, membro da banda fictícia de pop juvenil “CHAM”. Buscando mudar o foco de sua carreira Mima decide largar o grupo e se dedicar ao ramo da atuação.

Ao mesmo tempo que busca ser levada a sério como atriz a menina tem que lidar com sua gerente controladora e um fã obsessivo que a persegue com ameaças e ações assustadoras, incluindo postar um diário virtual de Mima que relata suas vivências pessoais privadas.

Toda a pressão imposta sobre Mima a leva à um colapso mental. Ela começa a misturar a realidade com o papel que está interpretando e desenvolve um aparente alterego maligno. O expectador se questiona a todo minuto se as cenas apresentadas são reais, partes de um filme, ou parte da imaginação de Mima.

Foto: Reprodução

Assim como outros filmes de suspense psicológico, o filme está aberto a muitas interpretações interessantes e contém mistérios e reviravoltas que te deixam atento do começo ao fim. Um dos aspectos mais atraentes da animação é a perspectiva de 1997 a respeito da indústria do entretenimento, mais especificamente a indústria japonesa e como ela exerce controle e causa danos a seus ídolos juvenis, um cenário muito discutido atualmente.

A importância da internet no filme também é intrigante. Visto que essa tecnologia ainda estava dando seus primeiros passos na época, o desconhecimento da personagem sobre seu uso e seus atributos aumentam a sensação de perigo. Também nota-se como o anime previu a maneira como a internet se tornaria um grande risco à privacidade dos usuários.

Um dos animes mais instigantes já feitos, Perfect Blue é uma escolha perfeita para quem quer começar a mergulhar em um mundo além das produções ocidentais. Um suspense muito à frente de seu tempo que não sai da cabeça do expectador, para ser revisto e teorizado a respeito.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com