InícioSaúdeApós orientação para suspender a vacinação de adolescentes, Prefeitura de Blumenau se...

Após orientação para suspender a vacinação de adolescentes, Prefeitura de Blumenau se manifesta

O Ministério da Saúde revisou a recomendação de vacinação de adolescentes contra a Covid-19. Em nota técnica publicada nesta quarta-feira (15) pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, a pasta passou a indicar a vacina apenas para os adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

A pasta citou, entre outros argumentos para revisar a recomendação, o fato de que os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos e que a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda imunização de adolescentes com ou sem comorbidades. A OMS, entretanto, não chegou a afirmar que a imunização de adolescentes não deveria ser realizada.

Em vídeo publicado em junho, a OMS disse apenas que, neste momento, a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos não é prioritária. O ministério também argumentou que a decisão foi tomada devido ao fato de a maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela Covid-19 apresentarem evolução benigna da doença.

Outro ponto levantado foi o de que houve uma redução na média móvel de casos e mortes (queda de 60% no número de casos e queda de mais de 58% no número de óbitos por covid-19 nos últimos 60 dias) com melhora do cenário epidemiológico. Após a publicação da nota, algumas cidades anunciaram a suspensão da vacinação de adolescentes, entre elas, as prefeituras de Natal (RN) e Salvador (BA).

Agora há pouco, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, decidiu seguir a recomendação do ministério e também suspendeu a imunização de adolescentes na capital federal. Atualmente, apenas a vacina da Pfizer/Biontech tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso em adolescentes a partir de 12 anos.

Após a divulgação da recomendação, a Prefeitura de Blumenau emitiu uma nota oficial. Confira abaixo na íntegra:

A Prefeitura de Blumenau por meio da coordenação do Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19 informa que tomou conhecimento da NOTA INFORMATIVA Nº 1/2021, do Ministério da Saúde (MS) na manhã desta quinta-feira, dia 16. Conforme o município faz desde o inicio da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, aguarda um posicionamento oficial por parte do Governo do Estado. O poder público reforça que vai seguir vacinando os adolescentes conforme os horários agendados, até que possivelmente haja uma nova determinação. Segundo o Estado, por enquanto a ANVISA ainda não se posicionou sobre uma possível suspensão da vacinação para este público. Ainda segundo o Estado, foi agendada uma reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para deliberar sobre o assunto, e até o final da tarde os municípios deverão receber uma orientação oficial.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com