InícioSaúdeZolgensma: Blumenau participa de carreata pelo tratamento gratuito da AME

Zolgensma: Blumenau participa de carreata pelo tratamento gratuito da AME

Antonella, Laurinha, Eloá. De tempos para cá, falar de Zolgensma não é algo mais tão desconhecido do público. O medicamento é o único existente no mundo que pode parar a chamada Atrofia Muscular Espinhal – ou simplesmente AME – e já foi a salvação das três meninas e de muitos que conseguiram, entre campanhas e solidariedade, chegar ao sonhado acesso ao tratamento.

No entanto, o proibitivo preço que circula próximo dos R$ 12 milhões é o obstáculo mais duro nesta caminhada e só mesmo o caminho do SUS é o que pode aproximar mais de 280 casos diagnosticados no Brasil do medicamento. Este é objetivo da carreata que ocorre neste domingo (29) em Blumenau, intitulada “Zolgensma Para Todos” e com concentração a partir das 9h30 na Rua XV de Novembro, próximo ao Mausoléu.

Organizada pelo Movimento #Zolgensmaparatodos em parceria com o Instituto Ipê, o movimento busca chamar a atenção de órgãos públicos de saúde para a inclusão imediata do medicamento no quadro do SUS, facilitando a disponibilidade dele para vários casos no Brasil. O movimento surgiu em 2019 para lutar pelos direitos dos pacientes diagnosticados com a AME, uma doença genética rara, progressiva e muitas vezes letal, que afeta a capacidade de caminhar, comer e, em última instância, respirar.

O pedido da organização é para vestir branco, verde ou roxo e até pede-se para, quem não puder participar, que sejam enfeitadas as janelas das casas com as cores do movimento. E não esqueça de manter a prevenção ao coronavírus durante o evento.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com