InícioNutriçãoNutrição: passos básicos para ter uma alimentação mais saudável, por Jaine da...

Nutrição: passos básicos para ter uma alimentação mais saudável, por Jaine da Silva

Muitas pessoas encaram ter uma alimentação saudável como uma tarefa difícil, mas, na verdade, seguindo dicas simples, é possível mudar alguns hábitos. A base de uma alimentação saudável são frutas, verduras, grãos, proteínas, bons carboidratos e gorduras boas.

O ideal é o consumo de três porções de frutas e verduras por dia. Através dessa quantidade, é possível obter uma boa quantidade de fibras e nutrientes para um bom funcionamento do nosso organismo.

Além disso, são passos importantes o consumo de água, optar por proteínas magras, como carnes com pouca gordura, alimentos integrais, que passaram por menos processamento, e incluir bons carboidratos como arroz, feijão, aipim e batata.

Outra boa aposta é incluir alimentos com ácidos graxos e insaturados que podem ser encontrados no azeite de oliva, abacate, coco, castanhas e nozes. Os temperos naturais também são bons aliados. Algumas opções são alecrim, salsinha e cebolinha.

Por meio desses pequenos passos na rotina alimentar é possível adquirir compostos bioativos, antioxidantes e anti-inflamatorios. Assim, fortalecendo a saúde dos órgãos e aumentando a imunidade.

Jaine da Silva é nutricionista formada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) e pós-graduanda em nutrição hospitalar. Atua na área de alimentação escolar no município de Petrolândia e na área clínica em Petrolândia, Ituporanga e região, de forma presencial e on-line.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com