InícioGeralNutrição: para que servem os produtos light e diet, por Jaine da...

Nutrição: para que servem os produtos light e diet, por Jaine da Silva

Por muito tempo os produtos lights e diets foram uma tendência no mundo da alimentação por seus supostos benefícios. Ainda sim, esses tipos de alimentos causam muitas dúvidas quanto as suas vantagens nutricionais.

Os produtos lights oferecem algum tipo de redução ou em calorias ou em um nutriente, que pode ser açúcar ou gordura. Para ser considerado light essa redução deve ser no mínimo em 25%.

Os diets são aqueles em que um nutriente está ausente, como por exemplo alimentos sem açúcar. São indicados principalmente para pessoas com problemas de saúde relacionados a alimentação.

Esses produtos foram desenvolvidos pela indústria para atender indivíduos com problemas de saúde relacionados a alimentação, como diabetes, hipertensão ou algum quadro metabólico que não permite a pessoa comer o produtos na versão tradicional. Dessa forma, por exemplo pessoas com colesterol alto podem consumir produtos com redução de gorduras e diabéticos produtos com ausência de açúcar.

Devido a redução de calorias esses alimentos por muito tempo estiveram em evidência, pelo fato de supostamente não possuírem açúcar ou gorduras promoverem o emagrecimento. Porém, não é de fato verdade, deve se observar todo o contexto em que são inseridos no plano alimentar.

Além disso, são produtos ultra processados com muitos ingredientes artificiais. Toda vez em que um produto for reduzido em ingrediente vai ser compensado em outro para manter o sabor e textura.

Dessa forma, de nada adianta incluir diversos desses alimentos na rotina alimentar para o emagrecimento, se não oferecerem nenhuma variedade de nutrientes. A melhor forma para se ter perda de peso é alimentação saudável através de produtos naturais, como frutas e verduras. Tudo isso aliado a hidratação e a prática de exercícios físicos.

Jaine da Silva é nutricionista formada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) e pós-graduanda em nutrição hospitalar. Atua na área de alimentação escolar no município de Petrolândia e na área clínica em Petrolândia, Ituporanga e região, de forma presencial e on-line.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com