InícioNutriçãoNutrição: a dieta low carb funciona? Por Jaine da Silva

Nutrição: a dieta low carb funciona? Por Jaine da Silva

Muito se fala de dietas no mundo da nutrição, a todo momento existem as “dietas da moda”. Porém, na verdade, dieta é o que comemos todos os dias, é um estilo alimentar. A low carb é na verdade uma estratégia, que consiste em ter um padrão alimentar com baixo teor de carboidrato. Por isso, traduzindo para o português, se chama baixo carboidrato.

Atualmente, essa estratégia é uma das que mais está em evidência. A dieta low carb consiste em diminuir o consumo de carboidratos, como farinhas brancas e refinadas, doces e alimentos industrializados. Não excluindo totalmente, mas sim diminuindo a frequência. O segredo é priorizar os alimentos integrais, carnes e proteínas magras, frutas, verduras e sementes.

No entanto, o que tem se propagado pelas redes sociais não é esse tipo de conduta. O quem tem se divulgado é excluir de forma total os carboidratos da dieta, o que não é saudável. Esses tipos de alimento fornecem energia para o nosso organismo. A estratégia funciona para perder peso durante um tempo, devido ao fato de o carboidrato deixar nosso corpo de certa forma mais inchado. Quando retiramos totalmente esses nutrientes o organismo desincha, no entanto, nossos músculos precisam de energia e esse corte pode resultar na perda de músculos

Dessa forma, a perda de peso pode ocorrer, mas não de uma forma saudável por ser uma dieta “pobre”. Esses alimentos são, acima de tudo, importantes fontes de muitos nutrientes. Os carboidratos naturais, por exemplo, oferecem apenas benefícios. Além disso, é um estilo de alimentação que é difícil de seguir por muito tempo. Sendo assim, a melhor estratégia ainda é uma alimentação completa com uma grande variedade nutricional.

Jaine da Silva é nutricionista formada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) e pós-graduanda em nutrição hospitalar. Atua na área de alimentação escolar no município de Petrolândia e na área clínica em Petrolândia, Ituporanga e região, de forma presencial e on-line.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com