InícioSaúdeBlumenau receberá central para atendimento pós-Covid no Hospital Universitário

Blumenau receberá central para atendimento pós-Covid no Hospital Universitário

Uma boa notícia no enfrentamento ao coronavírus no Vale. Blumenau vai receber uma central para atendimento especializado pós-Covid. A notícia foi oficializada na tarde desta segunda-feira (2) em solenidade na sede da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), onde o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt assinou junto ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi), o convênio para criação da estrutura no Hospital da Universidade Regional de Blumenau (Furb), na Fortaleza Alta.

O ambulatório terá capacidade para atender 65 novos pacientes por mês, além de executar 915 procedimentos mensais, como consulta médica em atenção especializada, fisioterapia, exames complementares, atividade educativa em grupo para cuidadores, familiares e pacientes; atendimento em psicoterapia de grupo para pacientes e eletrocardiograma, espirometria ou prova de função pulmonar completa com broncodilatador.

No local, as equipes multidisciplinares irão cadastrar e monitorar pacientes considerados recuperados e que apresentam sequelas relacionadas a doenças pulmonares – podendo ocasionar fraqueza respiratória e sequelas cardíacas – que podem levar a sintomas como arritmias. O acompanhamento busca minimizar complicações de outras doenças que podem ser afetadas por essas sequelas.

Entre os pacientes prioritários estão aqueles que estiveram internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou enfermaria, seguidos por pessoas que precisaram de atendimento nos Prontos Atendimentos dos hospitais e, por fim, quem não precisou de internação mas apresenta sequelas. O agendamento das consultas e exames será feito por meio do Sistema de Regulação, de acordo com o estabelecido na Política Nacional e Estadual de Regulação.

A solicitação para acompanhamento deverá ser feita na unidade de saúde de referência do usuário morador de uma das cidades que integram o convênio. A prescrição de medicamentos também vai seguir a Política Nacional de Medicamentos, respeitando os limites da Relação Municipal de Medicamentos (Remume) de cada município.

A expectativa é de que o atendimento inicie no próximo dia 16 de agosto e o investimento anual do Consórcio de Municípios será de R$ 1 milhão.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular,
pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em
tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com