InícioNutriçãoNutrição: opção de mingau quentinho e saudável para dias frios, por Jaine...

Nutrição: opção de mingau quentinho e saudável para dias frios, por Jaine da Silva

Não existe coisa melhor do que alimentos quentinhos nos dias frios de inverno. Muitas vezes acabamos indo para opções mais calóricas, mas ainda assim é possível comer coisas quentinhas, gostosas e saudáveis. O mingau de aveia é uma das alternativas, já que, além de permitir muitos acompanhamentos, é uma refeição muito benéfica para nosso organismo.

A aveia é a base do mingau e é um alimento cheio de qualidades. Rica em fibras, a aveia auxilia o intestino funcionar em dia, controla os níveis de colesterol, sendo excelente para a saúde cardiovascular. Além disso, é um alimento fonte de triptofano, que é um precursor da produção de serotonina, que é o hormônio do bem estar.

Para acompanhar o mingau e adoçar a receita sem utilizar açúcar ou adoçantes, são usadas frutas como a banana, que oferece nutrientes e também possui triptofano. O leite, usado para misturar os ingredientes, é uma fonte de proteína e cálcio. Além disso, ao finalizar a receita ainda se pode acrescentar morango, pasta de amendoim e chocolate amargo. Confira a receita do mingau:

  • 1/2 xícara de leite
  • 2 colheres de sopa de aveia
  • 1 banana amassada
  • 2 colheres de Whey Protein (opcional)
  • Canela a gosto

Modo de preparo

Deixar o leite ferver com a banana, acrescentar a aveia e mexer. Para acompanhar, é possível adicionar frutas como banana, morango, uva. Além disso, pasta de amendoim também acompanha muito bem, chocolate amargo e sementes como chia e linhaça.

Jaine da Silva é nutricionista formada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) e pós-graduanda em nutrição hospitalar. Atua na área de alimentação escolar no município de Petrolândia e na área clínica em Petrolândia, Ituporanga e região, de forma presencial e on-line.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com