InícioNutriçãoNutrição: dicas para aumentar antioxidantes na sua alimentação, por Manoela Fenilli

Nutrição: dicas para aumentar antioxidantes na sua alimentação, por Manoela Fenilli

Sempre ouvimos falar que precisamos de antioxidantes para ajudar no combate dos radicais livres e prevenir o envelhecimento, mas o que de fato são os antioxidantes? Com a alimentação corrida do nosso dia a dia, a dieta na maioria das vezes fica muito pobre em nutrientes que possuem essa função antioxidante no organismo.

Os antioxidantes são nutrientes como vitaminas, minerais, fibras ou outros substratos ativos encontrados em diversos tipos de alimentos. Esse componente tem uma função de blindagem no organismo formando como se fosse uma parede que repele toxinas, substâncias indesejáveis, resíduos de fumaça ou metabólitos vindos de reações que precisam ser eliminados para não causarem danos em nossos órgãos.

Os antioxidantes protegem nossas células evitando a entrada de tudo que não traz energia e nutrientes. Ou seja, eles são essenciais na nossa dieta. Fundamental termos um equilíbrio desses nutrientes para podermos promover balanço positivo e prevenir doenças. Claro que uma alimentação rica em gorduras ruins, produtos industrializados, adoçantes sintéticos, excesso de açúcares, refinados, aromatizantes e conservantes acabam roubando ou impedindo os antioxidantes de realizarem o papel deles.

Além disso os alimentos mais ricos em nutrientes antioxidantes são mais escassos na alimentação habitual. Mas anota aí essas dicas super fáceis e práticas para inserir muitos antioxidantes nas refeições sem sofrimento e que são além de saudáveis são deliciosos.

Separe um pote hermético e faça um mix de castanhas e frutas secas (castanha do pará, castanha de caju, amêndoas, nozes, uva passa, damasco, coco em lascas, entre outros – pode ir variando cada vez nas compras para mudar o sabor). Esse mix você pode comprar as oleaginosas torradas e salgadas e guardar num pote separado se preferir o paladar salgado.

Ou também pode colocar as frutas secas para ter um doce junto. Essa mistura pode consumir 1 colher por dia com frutas, iogurtes, sucos, vitaminas ou até puras como um lanchinho nos intervalos ou sobremesa saudável.

Com essa variedade outra opção é colocar numa panela antiaderente e temperar com canela, cacau e um fio de mel/melado ou adoçante natural/açúcar demerara e 1 colherzinha de café de óleo de coco (pode ser sem sabor se você não tolera bem o gosto) e mexer por uns 10 minutos até ficar crocante e virar uma granola doce cheia de nutrientes bons.

São receitas muitos versáteis que com um pequeno consumo diário fazem muita diferença. Mais uma dica bem gostosa é variar com um mix de sementes (gergelim, linhaça, girassol, abóbora, chia) temperado com muita cúrcuma, ervas finas, um fio de azeite de oliva e 10 minutos em uma panela antiaderente sempre mexendo, se preferir, pode torrar no forno também. Essa opção para polvilhar em cima de saladas, legumes, carnes, queijos, sopas, caldos e cremes fica uma combinação super deliciosa.

Outra maneira de aumentar oferta de antioxidantes é usar cúrcuma como tempero nas suas preparações salgadas, pitadas de cacau e canela nas opções doces e introduzir 1 xícara de chá verde com gengibre por dia. Coloque em prática essas dicas fáceis e ricas em antioxidantes que darão um boost na sua energia, qualidade de vida e vitalidade positiva!

Texto escrito por MANOELA KRAEMER FENILLI

Manoela Kraemer Fenilli é nutricionista formada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali-SC) em 2007. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Nutrição Esportiva Funcional pela VP/Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul-SP). Atendimentos personalizados com foco em modulação intestinal, emagrecimento, câncer, desequilíbrios nutricionais e nutrição para atletas e praticantes de atividade física. CRN 7668.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com