InícioDecoraçãoArquitetura: o conceito como recurso fundamental de um projeto, por Val Araújo

Arquitetura: o conceito como recurso fundamental de um projeto, por Val Araújo

Hoje vamos falar sobre um recurso fundamental para a qualidade do projeto: o uso do conceito. Conceitos são portadores de significado, é aquilo que a mente concebe ou entende. Nos projetos, poderia ser a inspiração que o arquiteto irá se basear em todo o processo criativo, como a busca da luz natural para a qualidade ambiental ou uma inspiração mais temática, como um desenho sinuoso inspirado na natureza, por exemplo.

O arquiteto Oscar Niemeyer, mestre da arquitetura modernista brasileira, dizia que “se na hora de explicar um projeto faltassem palavras, era hora de revê-lo”. Um projeto conceitual é estudado em busca de solucionar e entender problemas, analisando as condições do local e seu contexto, tomando base para o tema com maior profundidade.

O uso do conceito na arquitetura é utilizado desde os tempos mais antigos, a partir das pirâmides egípcias a chegar às construções clássicas da antiga Grécia. Quando os grandes mestres-de-obras, artesãos, escultores e operários edificaram suas grandes obras, preocupavam-se em edificar o prédio mais perfeito elaborados para serem edifícios de poder.

O conceito de belo e a evocação do sublime definiam como as edificações seriam implantadas, como seriam edificadas, quais ornamentos receberiam. Nos tempos atuais, o uso do conceito traz qualidade estética às edificações, elevando a arquitetura para o nível mais alto do arrojo e da beleza.

Saiba mais sobre arquitetura e construção em www.valaraujo.com.br.

Texto escrito por VAL ARAÚJO

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com