InícioGeralAME Eloá: menina recebe infusão de medicamento milionário nesta quinta

AME Eloá: menina recebe infusão de medicamento milionário nesta quinta

Nesta quinta-feira (22), depois de muita luta, a pequena Eloá Elena, portadora de Amiotrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1, receberá a dose do medicamento Zolgensma, que é essencial no tratamento da doença. A menina, que tem nove meses de idade, é moradora de Ibirama, no Vale do Itajaí, e mobilizou a população de toda a região para arrecadar o valor milionário necessário para o procedimento.

Foram oito meses de campanha para juntar cerca de R$ 12 milhões, de acordo com o site oficial da campanha, para compra do medicamento contra a doença, que foi descoberta com cerca de um mês de vida da menina. A causa fez com inúmeras ações surgissem, como rifas, vakinhas, bazares, trocos solidários, pedágios e pasteladas. A aplicação do tão esperado remédio vai ocorrer no Hospital Oncopediatrico Erastinho, em Curitiba, no Paraná.

A principal batalha já foi vencida, que foi a arrecadação do dinheiro. Porém, após a aplicação do Zolgensma, a luta da menina continua para se reabilitar da AME. Por isso, as doações continuam para pagar o restante do tratamento, como internações e atendimentos médicos. Assim como Eloá, outras causas para vencer a AME ganharam visibilidade nos últimos anos, como a da blumenauense Antonella.

A Amiotrofia Muscular Espinhal é uma doença que afeta os neurônios motores, que são responsáveis pela movimentação muscular. Com o uso do Zolgensma antes dos dois anos de idade, é possível repor as proteínas necessárias para o funcionamento correto dos neurônios motores. Por isso, o medicamento é tão almejado e a preocupação contra o tempo.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Julia Vanderlinde
Júlia Vanderlinde é estudante do sétimo semestre de Jornalismo da Furb (Blumenau-SC). Já atuou como estagiária em rádios e assessoria de comunicação. Em atividades envolvendo a universidade, participou de projetos de extensão na área de jornalismo ligados diretamente com a comunidade e também já fez parte do Centro Acadêmico do Curso.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com