InícioPolíciaSC apresenta redução nos crimes violentos no primeiro semestre de 2021

SC apresenta redução nos crimes violentos no primeiro semestre de 2021

Santa Catarina registrou queda no índice de roubos, furtos, homicídios e feminicídios no primeiro semestre de 2021, divulgou a Secretaria de Segurança Pública nesta segunda-feira (7). Conforme a pasta, os dados – que podem ser conferidos no boletim mensal de maio de 2021 – foram registrados entre o primeiro dia do ano até 31 de maio e são comparados com o mesmo período do ano passado. 

Os crimes violentos seguem com as melhores taxas da série histórica – ou seja, roubo e o furto desde 2010, homicídio desde 2008 e feminicídio desde 2015 com a criação da lei. Em números, Santa Catarina registrou 768 roubos, 4.305 furtos e 74 homicídios a menos do que o mesmo período do ano anterior. As quedas são de 17%, 10,5% e 21,4%, respectivamente. 

Cai o número de feminicídios

Um dado deste boletim mostra o que as forças de segurança do Estado buscavam: a mulher catarinense está denunciando mais os crimes de violência doméstica antes de se tornar um crime fatal, como o feminicídio. Com isso, o registro de crimes de violências verbais aumentou no período.

Segundo a Secretaria, os crimes contra a honra – calúnia, difamação e injúria – praticados contra a mulher saltaram de 26.474 no primeiro semestre de 2020 para 27.609 casos em 2021 – aumentou de cerca de 4%.

Já os crimes de feminicídio caíram 42,9% no período: são 12 casos registrados em todo o Estado contra 21 no mesmo período. Conforme a pasta, isso mostra que as campanhas de prevenção à violência doméstica das forças alcançaram seus objetivos; ou seja, a denúncia antes de o caso chegar a um crime de violência física como lesão corporal, estupro ou feminicídio. 

Enquanto calúnia aumentou 35%, o feminicídio caiu 42.9%. Hoje temos 12 casos contra 21 do mesmo período do ano passado.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública)

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading