InícioGeralQuero-Quero: Projeto aeroviário e planos para aeroporto são apresentados na prefeitura

Quero-Quero: Projeto aeroviário e planos para aeroporto são apresentados na prefeitura

Foi apresentado na manhã desta segunda-feira (7) o segundo plano aeroviário para adequações e volta do uso pleno para o Aeroporto Quero-Quero em Blumenau. O encontro reuniu o prefeito Mário Hildebrandt, a vice-prefeita Maria Regina Soar e alguns secretários, que receberam o ex-prefeito Felix Theiss e empresários que apoiam a iniciativa.

Na ocasião, foram apresentadas sugestões para a parte externa do aeroporto, acesso e trânsito na região. O plano também detalha a ampliação da pista e busca a retomada de voos comerciais no aeroporto. Em meados dos anos 1980 e 1990, Blumenau já foi servida com voos comerciais pelas empresas TAM e Rio Sul, operando modelos turboélice Fokker 27, Fokker 50, Cessna Caravan e Embraer Bandeirante.

A falta de estrutura na pista, com a sofisticação dos aviões usados em rotas regionais, fez com que a operação fosse encerrada no aeródromo e, desde então, entidades empresariais buscam retomar as atividades comerciais do Quero-Quero. Justamente é na estrutura que concentram-se alguns dos recursos vindos do Governo do Estado. O primeiro, de R$ 4 milhões, destina-se ao cerceamento do espaço e o balizamento noturno, que permite que o aeroporto possa operar a noite.

O balizamento noturno é uma antiga necessidade da prefeitura, sobretudo com relação a atuação do Corpo de Bombeiros (helicóptero Arcanjo) e o atendimento de emergências. Sem esta restrição, a equipe médica pode resgatar mais pacientes em estado grave ou pessoas feridas em locais de difícil acesso, além de viabilizar o transporte de órgãos para transplantes no Hospital Santa Isabel durante a noite, além do atendimento à escola de pilotos do Aeroclube.

O projeto apresentado nesta segunda ainda será avaliado pela Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb) e pela Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) para as devidas adequações.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading