InícioNutriçãoNutrição: o que você não sabe sobre o Detox, por Manoela Fenilli

Nutrição: o que você não sabe sobre o Detox, por Manoela Fenilli

Detox, nome popularmente conhecido, vem do termo destoxificação que também é chamado de desintoxicação. É um processo na qual nosso organismo realiza diariamente, faz parte das funções fisiológicas do corpo humano e tem como objetivo eliminar tudo que é químico, sintético, artificial, que não servirá de nutriente ou substrato para as células, a fim de evitar acúmulo de toxinas e substâncias indesejáveis nos nossos órgãos.

As dietas Detox são bem famosas e vem com muitas promessas. Existem diferentes abordagens do Detox, de acordo com cada nutricionista ou profissional de saúde. O entendimento sobre o que é o Detox parece amplo, remete a uma ideia bem restritiva de alimentação e sugestiva a uma dieta com mais tendência para líquidos.

Muitas vezes é necessário realizar um protocolo Detox pois, dependendo de quanto e quais substâncias nocivas à saúde o individuo é exposto ao longo da vida ou em determinado período de tempo, o organismo não dá conta de realizar esse processo natural de maneira tão eficaz. E nem sempre a dieta é equilibrada para ofertarmos os nutrientes necessários para realização adequada do Detox.

Note que o corpo vai priorizar atividades essenciais de acordo com a nutrição disponível, então com frequência o Detox não é realizado de maneira perfeita por falta de nutrientes e com acúmulo de toxinas, xenobióticos e outros agentes externos que estamos submetidos todos os dias a carga para o organismo de tudo isso não fica balanceada corretamente, prejudicando alguns fatores biológicos e podendo gerar um risco e vulnerabilidade maior à doenças.

Importante ressaltar que tomar suco Detox não é nem de perto a mesma coisa do que realizar um protocolo Detox. Vejamos algumas situações que envolvem o Detox: você pode inserir na sua rotina diária um suco Detox, ou seja, que possui alimentos e nutrientes que o organismo necessita para o processo de desintoxicação diária, facilitando então essa via.

Outro exemplo seria você aumentar alimentos nas suas preparações que vão disponibilizar mais nutrientes e também contribuir para essa função fisiológica. Existem algumas dietas dos líquidos, sucos e sopas que tem o objetivo de potencializar uma limpeza do corpo e eliminação de toxinas. Mas essas medidas até podem contribuir para o aumento da oferta de nutrientes, porém só isso não é o suficiente para garantir um protocolo Detox adequado.

Visto que a realização do protocolo envolve uma dieta específica, que é dividida por fases e tem duração determinada, que engloba retirar alimentos potencialmente alergênicos, que possuem digestão mais lenta, que geram mais resíduos para o organismo e todos os industrializados, sintéticos, adoçantes artificiais e aromatizantes, além da suplementação individualizada, para cada caso que é essencial durante o processo. O corpo precisa ser “bombardeado” de vitaminas, minerais, antioxidantes, aminoácidos, flavobióticos para que receba a nutrição adequada e realmente o Detox aconteça de maneira completa.

É fundamental enfatizar que esse protocolo não deve ser feito em hipótese alguma sem acompanhamento e prescrição de nutricionista que estará capacitado para analisar a indicação correta do Detox e atingir os objetivos de acordo com cada individualidade bioquímica. O Detox é sim uma estratégia nutricional que, aplicada em situações pertinentes, pode ajudar a solucionar vários desequilíbrios nutricionais e proporcionar mais vitalidade e qualidade de vida. Então fique de olho, pois o emagrecimento não é o único motivo para indicação desse processo. Cuide-se!

Texto escrito por MANOELA KRAEMER FENILLI

Manoela Kraemer Fenilli é nutricionista formada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali-SC) em 2007. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Nutrição Esportiva Funcional pela VP/Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul-SP). Atendimentos personalizados com foco em modulação intestinal, emagrecimento, câncer, desequilíbrios nutricionais e nutrição para atletas e praticantes de atividade física. CRN 7668.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com