InícioNutriçãoNutrição: como manter a hidratação no inverno, por Jaine Silva

Nutrição: como manter a hidratação no inverno, por Jaine Silva

Manter-se hidratado é indispensável para o bom funcionamento do corpo. No inverno, essa tarefa torna-se um pouco mais difícil por conta das baixas temperaturas. A hidratação é responsável por levar nutrientes para o sangue, órgãos, auxiliar na eliminação de toxinas e contribuir para o bom funcionamento do intestino.

Cerca de 70% do nosso corpo é composto por água. Por conta disso, o consumo dela é essencial. Devido ao frio, não sentimos tanta sede como no verão e é normal acabarmos esquecendo da hidratação. Alguns sintomas da falta de água são: pele seca, intestino preso, sede e também a coloração da urina (quanto mais amarela mais desidratado o corpo está).

A recomendação diária de consumo de água varia conforme o físico da pessoa. Porém, é sempre estar próximo da média diária que é de 1 a 2 litros de água pura. Mas existem algumas estratégias que ajudam a manter os níveis de hidratação do corpo.

Algumas dicas para aumentar o consumo de liquido é saborizar a água com frutas, gengibre, hortelã, canela e cravo. O consumo de chás é ótimo para o inverno, pelo fato de serem bebidas quentes. E, por fim, lembrar sempre de ter uma garrafinha de água por perto.

Texto escrito por JAINE DA SILVA

Jaine da Silva é nutricionista formada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) e pós-graduanda em nutrição hospitalar e nutrição esportiva. Atua na área de alimentação escolar no município de Petrolândia e na área clínica em Petrolândia, Ituporanga e região, de forma presencial e on-line.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com