InícioNutriçãoNutrição: a influência do intestino na imunidade, por Jaine da Silva

Nutrição: a influência do intestino na imunidade, por Jaine da Silva

Saúde intestinal não é só ir ao banheiro diariamente. Saúde intestinal significa saúde geral do organismo, já que o intestino é um órgão que trabalha direta e indiretamente na regulação de funções hormonais importantes para o bem-estar e atividades dos demais órgãos, além de ser um fator de influência significativa na imunidade. 

Como manter o intestino saudável: comida de verdade, fibras, hidratação e nutrientes, que além de manter o intestino com saúde, também mantém nutrida a nossa microbiota intestinal, que é composta por milhares de microrganismos que habitam o intestino. Esses microrganismos também são conhecidos como probióticos.

As bactérias probióticas formam uma barreira física no intestino, oferecendo proteção contra agentes que possam causar algum dano ao corpo. Dessa forma, aumentando de forma significativa a imunidade. Além de contribuírem com o funcionamento geral do nosso sistema digestivo, absorvendo melhor os nutrientes e vitaminas ingeridos.

Para manter as bactérias probióticas sempre em dia no organismo, é necessário a ação dos elementos prebióticos. Os prebióticos servem como uma espécie de alimento para os organismos probióticos. Portanto, o consumo de alimentos que contenham esses componentes é indispensável. 

Alguns exemplos de alimentos prebióticos são os vegetais e frutas, quanto mais natural a alimentação mais nutrida estará a flora intestinal. Além disso, é possível consumir diretamente alimentos que contenham as bactérias probióticas de forma concentrada, como as kombuchas, o kefir e também os leites fermentados.

Texto escrito por JAINE DA SILVA

Jaine da Silva é nutricionista formada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) e pós-graduanda em nutrição hospitalar e nutrição esportiva. Atua na área de alimentação escolar no município de Petrolândia e na área clínica em Petrolândia, Ituporanga e região, de forma presencial e on-line.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com