InícioSaúdeExclusivo: vídeo mostra falha na aplicação da vacina contra Covid-19 em Blumenau

Exclusivo: vídeo mostra falha na aplicação da vacina contra Covid-19 em Blumenau

ATUALIZAÇÃO: Após falha na aplicação da vacina, paciente será imunizada nesta segunda

*Notícia atualizada às 22h24 com a nota oficial da Prefeitura de Blumenau

O sábado (5) deveria ser um dia especial para a advogada Tânia Marta Gripa, de 59 anos, que se dirigiu ao Parque Vila Germânica, em Blumenau, para receber a primeira dose da tão desejada vacina contra o coronavírus. A ansiedade e felicidade, porém, se transformaram em indignação, uma vez que, ao contrário do imaginado, a paciente não foi imunizada.

Um vídeo gravado pelo marido de Tânia flagra o momento em que o servidor faz o procedimento em um dos braços da paciente. Nas imagens, que foram cedidas com exclusividade ao Portal Alexandre José, é possível ver o momento em que a dose escapa da seringa e escorre pelo braço da advogada, não sendo aplicada. Confira:

O servidor, por sua vez, parece não perceber o erro e finaliza o procedimento. Em seguida, a paciente recebe o comprovante de que foi imunizada e é informada da data da segunda dose. O erro só foi percebido depois que Tânia e o marido chegaram em casa e conferiram o vídeo.

“Hoje (6) voltei à Vila Germânica e a atendente relatou um problema na seringa da vacina da Pfizer”, disse Tânia. “Ela confirmou que não fui imunizada. Para mim, não houve problema, porque o servidor viu e não fez nada, até limpou o meu braço com um algodão. Eu saí de lá achando que tinha sido imunizada. Fico imaginando quantas pessoas passaram por isso. Agora não tenho data pra tomar a vacina, porque não se sabe como proceder”.

Procurada, a Prefeitura de Blumenau emitiu uma nota onde afirma que abrirá um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o servidor que aplicou incorretamente a dose da vacina contra a Covid-19. Segundo a nota (confira na íntegra abaixo), o servidor já foi identificado e imediatamente afastado de suas funções.

Além disso, a Prefeitura definiu a reaplicação da dose em Tânia. Vice-prefeita e coordenadora da Comissão de Vacinação contra a Covid-19, Maria Regina Soar fez contato com a advogada e lamentou o fato ocorrido. Reiterou ainda que todas as medidas legais cabíveis serão tomadas.

Nota na íntegra

A Prefeitura de Blumenau informa que o prefeito Mário Hildebrandt e a vice-prefeita e coordenadora da Comissão de Vacinação contra à Covid-19, Maria Regina Soar, determinaram neste domingo, dia 06, a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra um servidor que aplicou incorretamente uma dose da vacina contra a Covid-19.

De acordo com o relato de uma usuária, a aplicação do imunizante no último sábado, dia 05, teria ocorrido de modo incorreto, com a maior parte do líquido escorrendo pelo seu braço antes da penetração cutânea. A usuária apresentou ainda um vídeo onde, de acordo com o enfermeiro coordenador da Central de Vacinação, é possível ver que a aplicação não segue os protocolos recomendados.

Diante disso, a Secretaria de Promoção da Saúde identificou o servidor responsável pela aplicação e determinou seu afastamento imediato da função de vacinador até a conclusão do Processo Disciplinar. Um relatório com os dados da usuária e do servidor, além dos tramites da aplicação, será encaminhado à Procuradoria Geral do Município para abertura do PAD. O fato também foi comunicado à Comissão de Vacinação contra a Covid-19.

A Prefeitura de Blumenau informa ainda que após a avaliação do enfermeiro coordenador da Central de Vacinação, definiu-se pela reaplicação da dose na usuária. A coordenadora da Comissão de Vacinação contra à Covid-19, Maria Regina Soar, realizou contato com a usuária, onde lamentou o fato ocorrido e reiterou que as medidas legais cabíveis serão tomadas e conforme já havia recebido a informação pelo coordenador ela será chamada para reagendamento da vacinação, garantindo a aplicação correta do imunizante.

A Prefeitura reforça seu compromisso com a lisura em todo o processo de vacinação e a transparência desde o início da pandemia. Qualquer intercorrência na aplicação da vacina deve ser comunicada de imediato à coordenação da Central de Vacinação ou registrada pelo setor de ouvidoria, no telefone 156, opção 2.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Luan Carlos
Luan Carlos Tamanini é jornalista formado pela Furb (Blumenau-SC). Durante sua formação, fez estágio em veículos de comunicação de caráter educativo, tendo curtas passagens voluntárias por portais esportivos de Blumenau e região. Blumenauense, pai e apaixonado por esportes, atua pela primeira vez no jornalismo profissional como repórter do Portal Alexandre José.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com