InícioGeralPM vai ajudar na abordagem aos moradores de rua em Blumenau

PM vai ajudar na abordagem aos moradores de rua em Blumenau

Uma parceria entre a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) promete ampliar o atendimento à população em situação de rua. As equipes da Abordagem Social vão contar com a ajuda de policiais militares para realizar ações semanais em locais de parada dessas pessoas, como casas abandonadas, pontes e viadutos.

Os trabalhos vão servir para encaminhar estas pessoas em situação de rua para atendimento nos serviços da Semudes. O Centro de Referência Especializado para a População em situação de Rua (Centro POP) e o Abrigo Municipal atendem esses moradores com o objetivo de que superem a situação, além de encaminhamentos para comunidades terapêuticas.

De acordo com o comandante da Polícia Militar em Blumenau, tenente-coronel Cleber Pires, tem aumentado o número de ocorrências envolvendo a população em situação de rua, por isso a preocupação de fazer uma ação com este público. “Cada um tem seu papel, mas é necessária uma ação em conjunto para um serviço fortalecer o outro e assim, colaborar para que estas pessoas superem a situação de rua”, declarou a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Sasse.

Atendimento

Desde o início da pandemia da Covid-19 em março de 2020, foram abertos abrigos provisórios para o acolhimento e proteção da saúde da população em situação de rua. Um dos abrigos é destinado às pessoas em situação de rua que estão em isolamento por suspeita da doença. Cerca de 70 pessoas permanecem acolhidas nestes abrigos.

Os usuários que não aderem aos serviços dos abrigos recebem os atendimentos do Centro POP.  No local, eles são atendidos com alimentação, higiene pessoal e atendimento psicossocial. O Centro POP atende das 7h às 16h, na Rua Clara Persuhn, 192, no bairro Itoupava Seca. O telefone para contato é o 3381-6509.

A Abordagem Social é o serviço que está constantemente nas ruas e faz a busca das pessoas em situação de rua, ofertando os serviços da secretaria e entregando cobertores e máscaras para esse público. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 5h30 à 01h. Nos finais de semana e feriados das 08h às 20h. As denúncias podem ser feitas pelos telefones (47) 99945-9630 ou 3381-6510.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com