InícioGeralPesquisa avalia atuação de Daniela Reinehr à frente do Governo de SC

Pesquisa avalia atuação de Daniela Reinehr à frente do Governo de SC

A governadora de Santa Catarina em exercício desde o dia 30 de março, Daniela Reinehr, teve seu trabalho avaliado por uma pesquisa realizada pelo Instituto Mapa em todas as regiões do estado. O levantamento também analisou o grau de satisfação e nível de confiança do governador afastado Carlos Moisés, alvo de um processo de impeachment que investiga a compra de 200 respiradores pulmonares pelo valor de R$ 33 milhões, sem garantias.

A pesquisa quantitativa por amostragem foi aplicada nos dias 27 e 28 de abril por meio de entrevistas via telefone (fixo e celular) com a coleta de dados através de um questionário. O público-alvo foram 1.200 homens e mulheres, com mais de 16 anos, moradores das seis mesorregiões geográficas do estado. Deste total, 24% das entrevistas ocorrem na região do Vale, em cidades como Blumenau, Rio do Sul, Gaspar, Indaial, Ituporanga, Ibirama, Ilhota, Lontras, Agrolândia, entre outras.

Confira abaixo os principais resultados da pesquisa:

Avaliação da governadora em exercício Daniela Reinehr
Sobre o grau de satisfação dos entrevistados com a atuação da governadora predomina a percepção positiva, representada pela somatória de 39,3% de indicações, sendo 14,6% de ótima e 24,7% de boa. Contrariamente, as manifestações negativas somam 19,3%, 7,8% de ruim e 11,5% de péssima. As indicações de regular foram mencionas por 22,1% dos pesquisados. E, 19,3% não souberam se posicionar. Quanto ao nível de confiança na governadora, prevalece a citação de “confia”, expressa por 35,0% dos entrevistados. Empata tecnicamente com os que não souberam opinar, 36,8%. O grau de desconfiança (não confia) é manifestado por 28,2% dos pesquisados.

Avaliação do governador afastado Carlos Moisés
Em abordagem igualmente aplicada na pesquisa quanto à governadora, o governador Carlos Moisés recebe classificação negativa de ruim 15,7% e de péssima 22,3%, com somatória de 38,0% de indicações. Aproxima-se o conjunto de suas avaliações positivas, com índice de 30,3%, 10,7% de ótima e 19,6% de boa. A posição regular é atribuída por 23,3% dos entrevistados e o item não sabe 8,4%%. Sobre o nível de confiança, prevalece a expressão “não confia”, com 49,9% de manifestações, contra 26,8% que citam confiar no governador afastado. Não souberam opinar 23,3% dos pesquisados.

Aceitação ou rejeição ao impeachment
Em relação à aceitação ou rejeição ao impeachment, divide-se o posicionamento, retratando um empate técnico estatístico, diante da margem de erro amostral da pesquisa (2,8%). Enquanto 39,2% se declaram a favor, 36,3% se expressam contra. Os que não se posicionaram atingem o patamar de 24,6%.

Preferência entre Carlos Moisés e Daniela Reinehr
Perguntados sobre qual prefere que governe Santa Catarina até 2022, a maior parcela dos entrevistados, 45,3%, indicou a vice-governadora Daniela Reinehr e 31,0% optaram pelo governador Carlos Moisés. Os que não souberam optar alcançam 23,8%.

Deputados estaduais e o impeachment
Em avaliação dos deputados relacionada à atuação dos parlamentares no caso do impeachment do governador, predomina a percepção negativa, com somatória de 28,1%, com 13,3% de ruim e 14,8% de péssima, enquanto a visão positiva soma 19,6% (ótima 4,9% + boa 14,7%). Um em cada quatro pesquisados (24,9%) não opinou sobre a atuação dos deputados estaduais no caso do impeachment.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading