InícioNutriçãoNutrição: conheça os fatores básicos para o emagrecimento, por Jaine da Silva

Nutrição: conheça os fatores básicos para o emagrecimento, por Jaine da Silva

O processo de emagrecimento é algo mais complexo do que apenas cortar alimentos, fechar a boca ou contar calorias. Para emagrecer de forma saudável e sem efeitos negativos, como rebote ou efeito sanfona, é preciso estar atento para alguns fatores que envolvem o processo. Confira os fatores fundamentais para uma perda de peso duradoura:

Hidratação: um bom nível de hidratação é o básico quando se fala em emagrecimento. Por isso, comece por aqui. Nosso organismo depende de água para desempenhar diversas funções, entre elas a eliminação de resíduos, diminuindo inchaço, regulação do transito intestinal e transporte de nutrientes para músculos e órgãos. Todas essas funções, interligadas, precisam trabalhar de forma adequada para que ocorra perda de peso. Para que esse trabalho seja adequado, a água é essencial. A média de consumo deve ser de 2l ao dia, o que varia dependendo do seu peso, estatura e atividades desempenhadas no dia a dia.

Higiene do sono: o sono é um fator envolvido no processo de emagrecimento, isso porque um sono reparador mantém o corpo em um equilíbrio ideal entre períodos de descanso e de atividade, com participação ativa dos nossos hormônios, tais como aqueles envolvidos nos processos de fome e saciedade. Quando não dormimos o suficiente, essa atividade hormonal fica prejudicada, desregulada, e favorece o aumento do apetite e, consequentemente, o aumento do peso.

Consumo calórico: embora esse não seja o único fator determinante para o processo de perda de peso, o consumo calórico é sim fundamental. A adequação nos macro e micronutrientes da dieta vão influenciar diretamente no processo, assim como o contrário (desequilibro no consumo de diferentes grupos alimentares), também. A adequação de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais deve ser planejada de acordo com necessidades individuais. Não existe uma regra, ou uma receita de bolo, em que você segue algum protocolo pronto e emagrece, tudo deve ser planejado (você pode até seguir algum protocolo pronto e emagrecer no início, mas essa perda de peso tem data de validade, e logo você se reencontra com esse peso que perdeu no início).

Gasto energético: Gastar energia (calorias) é essencial. É possível, sim, perder peso somente com reeducação alimentar bem planejada, mas quando você associa o consumo adequado ao gasto de energia, você potencializa o processo. Fora o emagrecimento, sabe-se que a prática de exercícios físicos é fundamental para a manutenção da saúde, fortalecimento de músculos, energia e disposição, ou seja, só existem benefícios. Procure um profissional na área que possa orientar qual a prática mais adequada para você.

Texto escrito por JAINE DA SILVA

Jaine da Silva é nutricionista formada pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) e pós-graduanda em nutrição hospitalar e nutrição esportiva. Atua na área de alimentação escolar no município de Petrolândia e na área clínica em Petrolândia, Ituporanga e região, de forma presencial e on-line.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com