InícioGeralEx-governador Casildo Maldaner morre aos 79 anos vítima de câncer

Ex-governador Casildo Maldaner morre aos 79 anos vítima de câncer

O ex-governador e ex-senador de Santa Catarina Casildo Maldaner morreu na noite de segunda-feira (17), aos 79 anos, vítima de câncer. A informação foi confirmada pelo Governo do Estado, que decretou luto oficial de sete dias em homenagem ao político.

Ele estava internado desde o domingo (16) no Hospital de Caridade, em Florianópolis. Em 2018, o político se recuperou de um câncer que afetava o sistema nervoso central. Há três semanas, foi diagnosticado que o tumor havia voltado. Ele passou mal de sábado para domingo e foi levado ao hospital em estado grave, mas não resistiu.

O velório de Maldaner acontece na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), das 10h às 13h, e seguirá os protocolos de segurança e prevenção à covid-19. Na sequência, será realizada uma cerimônia de cremação, no Jardim da Paz, em ato reservado à família e amigos mais próximos. Casildo Maldaner era casado com Ivone e pai de três filhos: Josaine, Jandrey e Janiara.

Trajetória

Casildo Maldaner iniciou sua vida pública em 1962 como vereador em Modelo, mesorregião do Oeste Catarinense. Foi eleito em 1974 e reeleito em 1978 para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Em 1982, elegeu-se deputado federal.

Foi vice-governador de Santa Catarina, eleito em 1986 na chapa encabeçada por Pedro Ivo Campos (PMDB). Com a morte de Pedro Ivo em janeiro de 1990 – também por câncer -, assumiu a chefia do Poder Executivo estadual, exercendo o mandato até março de 1991.

Em 1994, foi eleito senador da República e exerceu o mandato de 1995 a 2003. Em 2006, foi eleito primeiro suplente de senador. Foi diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul até janeiro de 2011. Na sequência, Maldaner assumiu novamente uma cadeira no Senado.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com