InícioSaúdeCovid-19: Blumenau vai começar a vacinar pessoas com comorbidades

Covid-19: Blumenau vai começar a vacinar pessoas com comorbidades

Mais 11.372 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz estão sendo enviadas para Blumenau nesta terça-feira (4), informou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina. Elas fazem parte de um remessa de 250.300 doses de vacina que chegaram no estado na segunda-feira (3).

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, as doses serão usadas para concluir a vacinação, com aplicação da primeira dose, no grupo dos idosos entre 60 e 64 anos e trabalhadores da saúde. O quantitativo de doses distribuído para os trabalhadores da saúde nesta remessa completa a totalidade do pedido de complementação realizado ao Ministério da Saúde para atender esse grupo.

Além disso, também serão utilizadas para dar continuidade à vacinação dos profissionais das forças de segurança e salvamento e iniciar a vacinação de um novo grupo prioritário: o de pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas. Ao todo, 8.345 moradores de Blumenau que integram estes grupos poderão ser vacinados (confira a relação de vacinas disponíveis por grupo abaixo).

GrupoDoses enviadas
Idosos 60 a 64 anos2.512
Trabalhadores da Saúde500
Força de Segurança e Salvamento15
Síndrome de Down245
Transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea65
Paciente Hemodialise211
Gestantes e Puérperas com comorbidades578
Deficientes graves cadastrados no BPC830
50 a 59 anos com comorbidade e deficiência permanente Total6.416
Total de doses enviadas11.372

A Prefeitura de Blumenau ainda não informou como e quando será disponibilizado o agendamento da vacinação. O que se sabe, porém, é que o município irá seguir a ordem de vacinação definida no último domingo (2) em reunião entre representantes da Secretaria da Saúde e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de SC (confira a fase 1 abaixo):

1. Pessoas com Síndrome de Down, independente da idade (18 a 59 anos);
2. Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), independente da idade (18 a 59 anos);
3. Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea, independente da idade (18 a 59 anos);
4. Gestantes e puérperas com comorbidades*, independente da idade (maiores de 18 anos);
5. Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), independente da idade (18 a 59 anos);
6. Pessoas com Comorbidades e Deficiência Permanente de 55 a 59 anos.

Também foi definido na reunião uma segunda fase da vacinação, onde serão imunizados os grupos de pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas – independentemente de condições pré-existentes -, de forma escalonada, da maior para a menor idade:

1. 54 a 50 anos;
2. 49 a 45 anos;
3. 44 a 40 anos;
4. 39 a 35 anos;
5. 34 a 30 anos;
6. 29 a 18 anos.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com