InícioGeralProgramação do Maio Amarelo sofre alterações devido à pandemia

Programação do Maio Amarelo sofre alterações devido à pandemia

O mês de maio é marcado por um dos maiores movimentos mundiais de atenção pela vida, o Maio Amarelo. Este ano, a campanha completa uma década e a Secretaria de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb) está preparando uma programação especial para marcar a data e alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.   

Desde 2011, quando a campanha foi lançada, foram registradas 44 mortes no trânsito e este número diminui ano a ano. O coordenador da Escola Pública de Trânsito (EPT), Marco Rebello, adianta que neste sábado (1º), a cidade amanhecerá diferente. “Apesar de todos os esforços, continuamos perdendo vidas no trânsito. Porém, o nosso trabalho é para que algum dia possamos zerar esta trágica estatística. E para chamar a atenção para estes números e homenagear estas pessoas, nossa equipe está preparando um ato simbólico”, afirma.

A ação acontecerá em 10 praças da cidade, onde balões amarelos irão lembrar das vítimas do trânsito em cada um dos anos de ação do Maio Amarelo. Cada praça terá o ano e o número de vítimas correspondente à aquele ano ali assinalado., numa homenagem silenciosa e justa a quem perdeu a vida nas esquinas de Blumenau.

Maio Amarelo e a pandemia

Com a pandemia de Covid-19, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou o cancelamento das reuniões das câmaras temáticas e a Seterb suspendeu toda a agenda presencial do Maio Amarelo, que contava com a abertura nacional do movimento em Blumenau.

A Seterb, por meio da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) e Escola Pública de Trânsito (EPT), continuou realizando ações, como os cinturões noturnos, com o objetivo de coibir o consumo de álcool seguido de direção e diminuir o número de acidentes com vítimas, que refletem diretamente na ocupação dos leitos de UTIs nos hospitais.

Além disso, foram realizadas palestras on-line, cursos, lives com a temática de segurança viária e trabalhos em parceria com demais secretarias, principalmente com as Secretarias de Saúde e de Educação. 

Confira abaixo o números de mortes no trânsito de Blumenau nos últimos 10 anos:

2011: 44
2012: 35
2013: 39
2014: 41
2015: 29
2016: 20
2017: 25
2018: 21
2019: 29
2020: 21

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading