InícioGeralProfessora de Indaial conquista prêmio nacional de boas práticas na Educação Infantil

Professora de Indaial conquista prêmio nacional de boas práticas na Educação Infantil

A professora Keila Josimara Beilke, da Unidade de Educação Infantil Espaço de Crescer, de Indaial, está entre as 100 profissionais brasileiras vencedoras do “Prêmio Educação Infantil: boas práticas de professores durante a pandemia”. O projeto premiado chama-se “Contar e Cantar para Aproximar” e surgiu da necessidade de elaborar propostas para alcançar as famílias e continuar o desenvolvimento das crianças no período de ensino não presencial.

O prêmio foi criado para dar visibilidade ao trabalho de professores que, diante dos desafios trazidos pela Covid-19, estiveram na linha de frente, comprometidos na articulação para possibilitar o contato e a comunicação próxima com seu grupo de crianças e familiares. A iniciativa é da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Fundação Itaú Social.

“Contar e Cantar para Aproximar”

O projeto desenvolvido em Indaial contou com a colaboração das auxiliares Caroline Tatiane Haelsner Batista e Alaídes Trombelli; a professora de hora atividade Tatiane Koch; o zelador José; a agente educacional Suelange; a cozinheira Rose; e a auxiliar de direção Andreia, além do apoio do pedagogo Odair Zagger e da diretora Cleunice Tavares.

O trabalho teve como objetivo principal permitir e manter a aproximação e o vínculo afetivo das crianças e famílias através de vídeos de músicas, histórias e mensagens, valorizando os profissionais da equipe que fazem parte da rotina diária presencial na unidade. Eles não poderiam ser esquecidos, pois estavam presentes em todos os momentos, no período presencial.

Em todo o processo foram produzidos mais de dez vídeos, tendo como base a literatura, a música e aproximação. As músicas, histórias clássicas e literaturas infantis eram cantadas, contadas ou dramatizadas pelos profissionais. As mensagens que foram gravadas falavam sobre saudades, alimentação saudável, incentivos e lembrando o distanciamento social necessário. 

Isso fomentava nas crianças a curiosidade, imaginação e incentivo à literatura e música, deixando viva na memória os profissionais e espaços da unidade. Os vídeos procuravam alcançar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil e os campos de experiências conforme a Base Nacional Comum Curricular e a Proposta Municipal de Indaial.

As famílias recebiam o planejamento das propostas através do Sistema Betha (Sistema Gerenciador de Ensino do Município) e do grupo de WhatsApp da turma, que facilitava muito a comunicação das famílias com os profissionais da educação. As produções, propostas e devolutivas eram publicadas também nas mídias sociais da unidade, atingindo assim a comunidade, que curtia e compartilhava os vídeos.

Os vídeos resgataram as memórias dos pequenos, deixando-os interessados e animados em realizar as vivências, pois elas estavam dentro da realidade e disponibilidade dos pais, sendo prazerosas e de fácil aplicabilidade e produção. Os vídeos fizeram com que as devolutivas aumentassem cada vez mais e mantendo 100% dos pais no grupo da turma e com participações em diversas propostas.

“As famílias foram o nosso alicerce neste trabalho e elas se comprometeram com as propostas, vendo o quanto de esforço e amor era adicionado a cada vídeo e em todo o projeto. Acredito que a evolução de todos tenha sido algo imensurável. É como se uma venda de restrições e impossibilidades fosse tirada dos olhos e pensamentos. Agora compreendido como nós professores podemos passar por uma metamorfose, superar desafios; esforçar-nos a sair dos casulos e que existe sim ‘um mundo de opções e inovações que podem e devem ser explorados'”, declarou a professora.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com