InícioTrânsitoObras de mobilidade prometem facilitar acesso ao Distrito do Garcia

Obras de mobilidade prometem facilitar acesso ao Distrito do Garcia

Quem mora ou costuma passar pelo Distrito do Garcia, em Blumenau, deve acompanhar uma série de obras a serem executadas na região nos próximos meses. Nesta sexta-feira (16), o prefeito Mário Hildebrandt anunciou investimentos na revitalização das principais ruas do bairro (Amazonas e Hermann Huscher), construção de novos abrigos e corredores de ônibus, além de mais trechos de ciclovias e drenagem pluvial.

Chamado de Corredor Estrutural Sul, o projeto foi dividido em trechos. Um deles, na Alameda Rio Branco, já foi executado em janeiro deste ano. Outros três trechos (1, 3 e 5) terão as obras iniciadas na próxima semana, com prazo de 12 meses para serem concluídas e investimento de R$ 11,7 milhões – recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Médias Cidades, do Governo Federal, e de emendas parlamentares.

Confira abaixo os detalhes de cada trecho:

Trecho 1

Requalificação da Rua Amazonas, entre a Rua 7 de Setembro e Rua Gertrud Metzger (sentido ao Terminal Garcia), com 1.565 metros de extensão. Além do corredor, contará com a repavimentação asfáltica, melhoria do sistema de drenagem e adequação das calçadas e da ciclovia.

Trecho 3

Requalificação do pavimento na Alameda Rio Branco e duplicação da Rua Hermann Huscher, entre a Rua Gertrud Metzger e Cel. Vidal Ramos (sentido Terminal Fonte), com 1.329 metros de extensão. Terá ainda repavimentação asfáltica, duplicação, melhoria do sistema de drenagem, das calçadas e ciclovia da Rua Hermann Huscher.

Trecho 3: chegada da Rua Hermann Huscher na Alameda Rio Branco

Trecho 5

Requalificação da Rua Gertrud Metzger, com 240 metros de extensão, incluindo a pavimentação asfáltica, ampliação da capacidade viária sentido Rua Hermann Huscher e alargamento da ponte.

O trecho 4 fica para uma próxima etapa, que prevê a requalificação da Rua Amazonas, entre a Rua Gertrud Metzger até o Terminal Garcia, com 3.146 metros de extensão. A obra inclui a repavimentação asfáltica, implantação de divisor físico no eixo da via, melhoria no sistema de drenagem, das calçadas, das ciclovias e criação de três sistemas de retorno, com investimento de mais R$ 10 milhões.

De acordo com a Prefeitura de Blumenau, o conjunto de obras facilitará o deslocamento, tanto para veículos como para usuários do transporte coletivo, ao acessar ou sair do Distrito do Garcia. Um trajeto que hoje é percorrido entre 25 e 45 minutos, pode ter o tempo reduzido para de 10 a 15 minutos, no caso dos ônibus. O impacto também ser sentido pelos motoristas dos veículos de passeio.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Jamille Cardoso
Jamille Cardoso é jornalista formada pela Univali (Itajaí-SC), com 15 anos de experiência na área. Atuou em assessoria de imprensa, programas de rádio, mas foi ao telejornalismo que dedicou mais tempo (12 anos no total), com passagens por emissoras afiliadas a Globo, Record e SBT. Blumenauense, mãe e repórter da Massa FM Blumenau.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com