Início Nutrição Nutrição: chocolate saudável na alimentação, por Manoela Kraemer Fenilli

Nutrição: chocolate saudável na alimentação, por Manoela Kraemer Fenilli

A Páscoa está chegando e tudo que mais queremos é comer um chocolatinho, não é mesmo? Sim, concordo e também quero! Mas não vamos exagerar na dose e também pensar no depois, certo? A Páscoa acaba e sobra um monte de chocolate pro ano inteiro – e aí que mora o perigo.

De fato, nos tornarmos chocólatras é algo que acontece mais do que imaginamos e muitas vezes por não percebermos alguns erros comuns no dia a dia. O excesso de chocolate pode ser sim um problema e uma dependência, mesmo por conta do excesso de açúcar e gordura contido na maioria dos chocolates. Mas então, como evitar o vício de chocolate?

Primeiro temos que lembrar da conexão cérebro-intestino. Isso por si só já vai influenciar o desequilíbrio na hora das escolhas. Quando acontece o descontrole precisamos tomar as rédeas da situação para realmente querer mudar os hábitos. Um pouco de força de vontade e aquele pensamento que o negócio não vai te dominar ajuda muito. Mas também algumas dicas fáceis são bem efetivas. Vamos ver algumas juntos?

Adicione canela em TUDO (uma pitadinha no café, na fruta, no chá, no suco, na vitamina, no iogurte e em todos os alimentos que puder imaginar que possa combinar). A canela é excelente pois ajuda a controlar a rápida absorção do açúcar e adoça naturalmente, o que favorece o nosso paladar. Observe se a vontade de comer doces não está vindo por ingestão insuficiente de água ou por pular refeições como o café da manhã ou almoço com muita frequência.

O cacau é excelente para saúde, rico em fibras prebióticas, vitaminas, minerais e antioxidantes que só trazem benefícios pro organismo. O problema é que a indústria acrescenta muita gordura, açúcar e leite nos chocolates, reduzindo drasticamente o percentual de cacau desse alimento. Alguns alimentos doces como banana madura aquecida com canela, frutas secas doce como uvas passa e damasco, pasta de amendoim ou amêndoas misturadas com fio de mel e até mesmo chocolates mais amargos podem ajudar a combater a vontade de doçuras.

Então a dica é comprar um chocolate mais rico em cacau. Caso você coma muito chocolate, vá aos poucos passando para o meio amargo, depois 50/60% cacau. Assim você vai conseguindo lapidar seu paladar.

E quando bater aquela vontade de chocolate, pegue aquele mais rico em cacau sem açúcar, derreta, acrescente mel, melado, açúcar mascavo, de coco ou adoçantes naturais como xilitol ou eritrol e para deixar a calda mais cremosa adicione leite de coco, leite de coco em pó, leite tipo A, leite vegetal em pó ou bebida vegetal de castanhas ou aveia. Essa calda de chocolate saudável feita em casa com ingredientes naturais você pode combinar com frutas, frutas secas, oleaginosas, cereais, em cima de um bolinho fit ou separar em porções, acrescentar castanhas picadas ou berries e colocar na geladeira para virar uma barra de chocolate saudável!

Faça isso com o cacau em pó também. Monte um achocolatado saudável combinando os ingredientes naturais na sua casa ou até mesmo um cappuccino para quem gosta da mistura com o café. Vamos tornar a vida mais leve e prazerosa com qualidade de vida e muita nutrição!

Texto escrito por MANOELA KRAEMER FENILLI

Manoela Kraemer Fenilli é nutricionista formada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali-SC) em 2007. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Nutrição Esportiva Funcional pela VP/Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul-SP). Atendimentos personalizados com foco em modulação intestinal, emagrecimento, câncer, desequilíbrios nutricionais e nutrição para atletas e praticantes de atividade física. CRN 7668.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Sexta-feira deve ter tempo firme e predomínio de sol em Blumenau

A atuação do ar mais seco sobre o Vale do Itajaí garante tempo firme com predomínio de sol e poucas nuvens em Blumenau nesta...

Covid-19: Em Blumenau, duas mortes e 110 novos casos nas últimas 24h

Mais duas mortes por coronavírus foram registradas em Blumenau nas últimas 24h. Os dados são do boletim diário da Secretaria de Saúde da cidade,...

Manutenção em tubulação na Rua Almirante Barroso pede atenção ao trânsito nesta sexta

Fique atento ao trânsito na Vila Nova: Uma obra de manutenção em uma tubulação na Rua Almirante Barroso poderia deixar o trânsito complicado na...

Menor admite vender droga na chamada crackolândia do bairro Itoupavazinha

A Polícia Militar fez um novo flagrante de tráfico de drogas em Blumenau nesta quinta-feira (22). Desta vez, foi no bairro Itoupavazinha, em um...

Apreendido em Blumenau adolescente de 17 anos com 59 BOs

Um adolescente de 17 anos foi apreendido em Blumenau nesta quinta-feira (22) porque era considerado foragido da Justiça. Havia contra ele um mandado expedido...
error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com