Início Geral Defesa Civil de Santa Catarina oferece cursos gratuitos à distância

Defesa Civil de Santa Catarina oferece cursos gratuitos à distância

A Defesa Civil de Santa Catarina está com inscrições abertas para cursos na modalidade de Ensino à Distância (EAD). São os mais diferentes temas oferecidos que abordam, entre eles, assuntos importantes como a Psicologia das Emergências e Desastres e Sistema de Comando e Operações.

Os cursos são livres e os alunos assistem as aulas de acordo com o tempo disponível. Sendo na modalidade EAD, as inscrições e as aulas podem ser realizadas em qualquer lugar do mundo. São fornecidos, de forma gratuita, o conteúdo dos cursos, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ebooks, vídeoaulas e slides.

Todos os cursos e os materiais disponibilizados para os alunos foram elaborados pela equipe Defesa Civil de Santa Catarina. Após a aprovação nas atividades avaliativas, os alunos receberão certificação emitida pelo órgão, com total de horas do curso, disponibilizada no AVA. Clique aqui para saber mais e fazer a inscrição.

Psicologia das Emergências e Desastres

O curso, que será disponibilizado a partir desta segunda-feira (19), é de extrema importância para os profissionais que atuam no atendimento dos mais diferentes tipos de ocorrências. Ele reúne conceitos sobre o medo e as influências que essa emoção exerce sobre a percepção de risco e perigo.

Da mesma forma, identifica possíveis intervenções da Psicologia das Emergências e Desastres (PED) nas fases de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Outro ponto importante é capacitar o aluno para avaliar os níveis de desgaste emocional e físico, antes durante e após as missões de média e de longa duração. A carga horária total do curso é de 60 horas e as inscrições podem ser realizadas a partir de hoje.

Sistema de Comando em Operações

Este curso busca promover uma melhor compreensão sobre a teoria e prática do Sistema de Comando em Operações (SCO) – metodologia utilizada na organização do atendimento em diversos tipos de ocorrências policiais, de atendimento a incidentes envolvendo produtos perigosos, além de salvamento e resgate.

O foco é repassar uma metodologia de atuação padronizada, baseado em boas práticas gerenciais, que permitam uma atuação mais segura, integrada e cooperativa para enfrentar as demandas e complexidades inerentes a diversas situações.

O curso está dividido em sete lições e dentre elas podemos destacar os princípios orientadores do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) e da Defesa Civil, características gerenciais e estrutura do SCO e o SCO na prática. O curso possui 70 horas-aula e as inscrições serão abertas a partir do dia 10 de maio.

Proteção e Defesa Civil

O foco é oferecer conhecimentos básicos sobre as possibilidades de atuação de forma eficiente na gestão de riscos e desastres. Nas aulas, são repassadas ferramentas que auxiliam a compreensão e na elaboração de estratégias de planejamento, preparação e resposta a eventos extremos buscando a mitigação dos efeitos causados nas populações afetadas por desastres.

O curso possui 50 horas-aula e está organizado em cinco lições. São elas: Ambientação em Educação a Distância; Conhecimentos Básicos em Proteção e Defesa Civil; Gestão de Riscos; Gestão de Desastres e Gestão Administrativa, Financeira e Jurídica.

Curso para Condutores de Veículos Oficiais

O objetivo principal é aprimorar os conhecimentos relativos à condução de veículos oficiais. O conteúdo está baseado em estudos baseados nos principais assuntos relacionados a condução de veículos como. São repassadas lições sobre: Legislação de Trânsito; Direção Defensiva; Noções de Primeiros Socorros; Noções de Produtos Perigosos; Psicologia no Trânsito e Condução de Veículos 4X4. A carga horária total é de 70 horas.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Blumenau retoma vacinação contra Covid-19 em gestantes e puérperas

A cidade de Blumenau voltou a imunizar gestantes contra a Covid-19. O grupo havia sido retirado da lista na semana passada, seguindo uma recomendação...

Preso em Gaspar foragido da Justiça envolvido com o tráfico de drogas

Um jovem de 25 anos foi preso nesta segunda-feira (17), em Gaspar, no Vale do Itajaí, em uma ação do Setor de Investigações e...

Mais um luto no rádio: morre em Blumenau o radialista Fred Ullrich

Mais um momento de tristeza no rádio de Blumenau: morreu na manhã desta segunda-feira (17) o radialista e incentivador cultural Fred Ullrich, de 71...

Trabalhadores nascidos em dezembro podem sacar auxílio emergencial

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em dezembro podem sacar, a partir de hoje (17) a primeira...

Trânsito: a tradição de muitos acidentes no Maio Amarelo, por Márcia Pontes

"Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito". Esse é o tema do Maio Amarelo deste ano, movimento que completa sete anos e tem por tradição...
error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com