InícioDecoraçãoArquitetura: o uso de estruturas metálicas nos projetos, por Val Araújo

Arquitetura: o uso de estruturas metálicas nos projetos, por Val Araújo

Quando corretamente projetadas e executadas, as estruturas metálicas permitem dobrar a distância entre pilares. Eliminando pela metade prumadas inteiras, também nas fundações, o resultado pode ser um melhor aproveitamento da área útil do espaço.

As estruturas metálicas vêm de encontro com a tendência de buscar soluções tecnológicas que colaborem para a produção de edificações de qualidade, com materiais mais eficientes e que gerem baixo impacto ao meio ambiente.

Há 15 anos o Brasil começou a explorar com mais intensidade essa alternativa estrutural. Enquanto na Inglaterra cerca de 70% dos prédios com mais de quatro andares usam estrutura de aço, aqui, com uma cultura construtiva que sempre se baseou no concreto, esse percentual não passa de 5%.

O aço é um material com amplas possibilidades de uso – de grandes edificações à obras de arte e mobiliário urbano. Embora trabalhos mais artesanais impliquem em custos altos, a leveza do material e a possibilidade de prever curvas são ferramentas adicionais na hora de traçar o projeto.

Um bom projeto ainda deve prever o tipo de liga adequado para combater os efeitos de corrosão, além do correto posicionamento dos elementos estruturais a fim de evitar o acúmulo de poeira e umidade.

Saiba mais sobre arquitetura e construção em www.valaraujo.com.br.

Texto escrito por VAL ARAÚJO

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com