InícioGeralAlta da taxa Selic afeta o mercado imobiliário

Alta da taxa Selic afeta o mercado imobiliário

Conteúdo comercial Torresul Imobiliária

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, no último dia 17, subir a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual, elevando a Selic para 2,75% ao ano.

Alta dos juros

O Copom vinha em um movimento de redução de juros por nove reuniões seguidas, desde julho de 2019, quando a taxa estava em 6,5% a.a. E desde agosto a Selic estava na mínima histórica de 2,00% ao ano. 

Lembrando que a taxa Selic era de 45% ao ano em 1998, 26% em 2003, e 14,25% a.a. em 2015, há apenas 5 anos.

A alta dos juros básicos da economia acontece em um momento em que as projeções de inflação para 2021 estão se elevando.

“Na avaliação do Comitê, uma estratégia de ajuste mais célere do grau de estímulo tem como benefício reduzir a probabilidade de não cumprimento da meta para a inflação deste ano, assim como manter a ancoragem das expectativas para horizontes mais longos”, informa o comunicado do Banco Central.

Inflação

A alta da taxa Selic vem para tentar frear uma alta mais forte da inflação no curto prazo. Para este ano, a meta de inflação é de 3,75%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. A expectativa do mercado financeiro é que o Banco Central eleve novamente a taxa básica nas próximas reuniões do Comitê.

Casa própria em Blumenau

Se confirmadas as previsões, a taxa Selic pode alcançar os 5,5% ao final deste ano. Isso impacta os setores que são dependentes de crédito, como o mercado imobiliário.
Aumento da taxa Selic eleva o custo do dinheiro, aumentando os juros do financiamento de imóveis e tornando mais difícil a realização do sonho da casa própria.

Foto: Divulgação

Comprar imóvel em Blumenau

Quem já comprou o seu imóvel fez, provavelmente, o melhor negócio da sua vida, pois conseguiu as menores taxas de juros da história. Importante nesse momento de Selic em alta é fugir dos financiamentos com correção pós-fixada, como as novas linhas indexadas ao IPCA ou às poupanças. Prefira as linhas de financiamento com taxas de juros fixas.

Foto: Divulgação

Programa Casa Verde e Amarela

O Programa Casa Verde e Amarela tem as menores taxas de juros do mercado para imóveis novos, a partir de 4,50% ao ano. Quem ainda não comprou o seu apartamento ou seu sobrado em Blumenau tem que se apressar porque o aumento do custo do dinheiro ainda não foi repassado para as taxas balcão dos financiamentos.

Além disso, estamos experimentando um período de alta nos custos da construção civil que está sendo repassado para os preços dos imóveis. Quem comprar agora vai ganhar nos dois lados: taxas de juros ainda baixas e preços dos imóveis antes dos aumentos.

Foto: Divulgação

A Torresul é a maior imobiliária de Blumenau e já ajudou centenas de casais a comprar o seu sobrado, casa ou apartamento em Blumenau.

Se você quer aproveitar esse momento para comprar seu imóvel antes da alta dos preços e dos juros acesse ➡ Casa Própria 2021

𝗧𝗼𝗿𝗿𝗲𝘀𝘂𝗹 𝗜𝗺𝗼𝗯𝗶𝗹𝗶𝗮́𝗿𝗶𝗮

WhatsApp 📲  9.8811.7788

CRECI/SC 4218-J

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

    error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com