Uma grande operação, intitulada de “Tentáculos”, foi desencadeada pela Polícia Civil, em Gaspar, na manhã desta terça-feira (30). Um total de 18 pessoas foram presas suspeitas de integrar uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios catarinenses, além de promover o tráfico na região e o aliciamento de crianças e adolescentes. Um menor também foi apreendido, além de drogas.
Foram cumpridos 13 mandados de prisão preventiva. Segundo as investigações, que duraram cerca de quatro meses, todos os envolvidos teriam ligação com a organização, que teria ordenado a execução de três pessoas no ano de 2020. Mais 20 mandados de busca e apreensão domiciliar foram cumpridos em Gaspar, Blumenau e Navegantes, que resultaram em novas prisões e apreensões.
Cinco homens foram presos em flagrante porque os policiais encontraram em suas residências maconha, crack, cocaína, objetos utilizados na preparação e comercialização das drogas e dinheiro trocado. Todos os presos foram conduzidos para delegacia de Gaspar para interrogatório e depois foram encaminhados aos presídios de Itajaí e Blumenau, onde ficarão à disposição da Justiça.
A ação contou com a participação de policiais civis de Gaspar, Blumenau, Ascurra, Indaial, Pomerode, Brusque e Navegantes, do Canil da Polícia Civil da Grande Florianópolis, policiais militares de Gaspar e Brusque, com informações do Departamento Estadual de Administração Prisional (DEAP), num total de 55 agentes de segurança envolvidos.