Início Nutrição Nutrição: como ter um estilo de vida saudável, por Manoela Kraemer Fenilli

Nutrição: como ter um estilo de vida saudável, por Manoela Kraemer Fenilli

No mundo de hoje, com a tecnologia na palma da mão, é teoricamente muito fácil pesquisar e saber como ter um estilo de vida saudável. A informação está totalmente disponível para qualquer pessoa poder seguir e melhorar seus hábitos. Mas colocar tudo isso em prática não parece ser tão simples assim, não é mesmo?

E é por isso que eu estou aqui para te ajudar! Com algumas dicas para o dia a dia, associação de um conjunto de ações e um pouquinho de disciplina e planejamento podemos melhorar muito esse cenário. E inicio dizendo que com todos os acontecimentos dessa pandemia ter um estilo de vida mais regrado virou uma questão de necessidade para prevenção de doenças, cuidado com a saúde, reforço da imunidade e melhor qualidade de vida.

O nosso organismo funciona em ciclos, todas as reações e atividades passam por esse processo para serem completadas com sucesso. Então se extrapolarmos isso, nosso comportamento determina tudo que somos expostos, formando o ciclo de nossos hábitos. Resumindo, o mais importante é o conjunto estar fortalecido e não as ações isoladas – ou seja, o esporádico não é o problema, pois nosso corpo entende e consegue fechar o ciclo equilibrado.

Muito bem, anote essa dica então: foque em tentar maximizar as escolhas assertivas no seu dia. Todos sabemos que dormir cedo e ter um bom sono é primordial, que mastigar corretamente os alimentos é determinante para controle de fome, saciedade e digestão adequada, que a ingestão de água deve ser suficiente para todas as funções vitais, que realizar uma atividade física além de proporcionar bem estar influencia em todo equilíbrio do corpo e quais alimentos são mais saudáveis.

Continuando nessa linha de pensamento, outra dica valiosa é um dito muito popular e que se encaixa perfeitamente na nutrição: “muito ajuda quem não atrapalha”. Isso significa que tudo que colocamos pra dentro vai gerar uma cascata de efeitos e nem sempre será positivo. Nesse sentido o não intox é um caminho excelente para contribuir no equilíbrio dos nossos hábitos.

Evite comer sem fome, não exagere quando não tem necessidade, gaste as calorias quando realmente vale a pena, não desperdice “se intoxicando” por pura distração, faça uma lista do que você deveria comer e leia ela todos os dias e outra do que realmente não poderia fazer parte da sua alimentação, não compre para ter em casa o que você sabe que é o ponto fraco e não vai resistir, jamais vá ao mercado com fome, procure fazer escolhas inteligentes no momento de preparar suas refeições. Então para o não intox fuja dos alimentos que tenham adoçantes artificiais, aromatizantes químicos, conservantes, corantes e aqueles com calorias vazias que não agregam nenhum valor nutricional.

Na rotina da semana procure organizar um dia para ir ao mercado, outro para ir a feira, um momento para higienizar frutas, hortaliças e deixar tudo prontinho para facilitar as escolhas saudáveis. Quando for cozinhar, aproveite para separar porções já certas pra semana, para picar os legumes, temperos, deixar pré preparado para ser mais rápido fazer algo na hora, ter na mão uma refeição completa congelada para os horários mais corridos. Todo domingo olhe o que tem na geladeira, dispensa e tente por cima montar um mini cardápio da semana. Tudo isso ajuda muito na visualização e planejamento para se fazer melhores escolhas.

O organismo gosta de cores, variedade, diversidade, dinamismo e acima de tudo equilíbrio de corpo e mente, então dê estímulos diferentes pois o corpo não é muito fã de monotonia. Não faça tudo igual todos os dias. E se permita, se for comer que seja consciente e sem culpa, evite dar trabalho redobrado. Então vamos lá! Capriche na associação do maior número de escolhas assertivas a cada dia para ir construindo bons hábitos e ir tornando seu estilo de vida cada vez mais saudável!

Texto escrito por MANOELA KRAEMER FENILLI

Manoela Kraemer Fenilli é nutricionista formada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali-SC) em 2007. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Nutrição Esportiva Funcional pela VP/Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul-SP). Atendimentos personalizados com foco em modulação intestinal, emagrecimento, câncer, desequilíbrios nutricionais e nutrição para atletas e praticantes de atividade física. CRN 7668.

Quer receber as notícias do Portal Alexandre José direto em seu celular, pelo WhatsApp? Então clique aqui e entre em nosso grupo. Informação em tempo real, onde quer que você esteja!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Trecho da BR-470 será interditado nesta quinta-feira no Vale do Itajaí

Um trecho da BR-470 será interditado ao trânsito de veículos nesta quinta-feira (6), no Vale do Itajaí. O fechamento de ambas as pistas ocorrerá...

Covid-19: quarta-feira termina com 3 mortes e 95 novos casos em Blumenau

Blumenau registrou nesta quarta-feira (5) mais três óbitos, somando agora 494 mortes por coronavírus. Entraram para a lista de vítimas um homem de 58...

Durante briga, homem dá golpe de barra de ferro na cabeça do irmão

Uma briga envolvendo dois irmãos deixou uma pessoa ferida nesta quarta-feira (5), em Blumenau. O fato ocorreu por volta das 13h40min, na Rua Bonn,...

Juiz decreta prisão preventiva de jovem que cometeu chacina em Saudades

Notícia atualizada às 21h07minEram quase quatro horas da manhã desta quarta-feira (5) quando os autos de prisão em flagrante do jovem que matou cinco...

Homem fica ferido após cair do telhado de casa na Rua Bahia em Blumenau

Um homem ficou ferido após cair do telhado de uma casa nesta quarta-feira (5), em Blumenau. O acidente ocorreu por volta das 13h45min, na...
error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com