Início Nutrição Nutrição: alimentação e conexão cérebro intestino, por Manoela Kraemer Fenilli

Nutrição: alimentação e conexão cérebro intestino, por Manoela Kraemer Fenilli

Lembra aquela velha e famosa frase sobre a força do pensamento e que querer é poder, que achávamos pura besteira ou superstição? Pois é… A ciência já provou que isso é verdade e a explicação está na conexão cérebro intestino, que ocorre de diversas maneiras no organismo. Vou detalhar tudo pra vocês!

E então: o que a nutrição e, principalmente, a alimentação têm a ver com isso? Tudo! E começa com a mastigação. Só o fato de mastigarmos devagar e corretamente já sinaliza para o cérebro ativar o controle de fome e saciedade.

Além disso, temos os canais já bem conhecidos como corrente sanguínea, sistema linfático, e ligação hipófise adrenal. Mas a comunicação direta do cérebro com o intestino é pelo nervo vago que acontece a todo momento e a conversa ocorre de baixo pra cima e vice-versa.

Nosso intestino, além de ter a função fisiológica de motilidade, é um órgão endócrino e imunitário. A maior parte do neurotransmissor serotonina, por exemplo, conhecido como hormônio da felicidade, é produzido no intestino, sem contar os milhões de neurônios que também vivem ali. O intestino é a casa de trilhões de bactérias e também responsável pela absorção da maioria das vitaminas e minerais.

Então sim, ter pensamento positivo, ser otimista manda informação “alegre” pro intestino, que reage a isso gerando mais serotonina e regulação boa hormonal, que novamente manda de volta pra cima para o cérebro ficar feliz também. Por isso que também podemos afirmar que comer com culpa “pode engordar mais”, ou seja, gera um estresse e mensagens negativas são trocadas – o que influencia mais desequilíbrio intestinal e produção de bactérias ruins. Isso gera mais toxinas que podem acumular nas células de gordura.

Vários sinais e sintomas, como dor de cabeça crônica sem causa aparente, enxaqueca de repetição, alterações drásticas de humor, dificuldade de cognição e raciocínio, memória fraca, prisão de ventre, tonturas, fraqueza, entre muitos outros, podem ser muito melhorados e até tratados com uma nutrição correta e modulação intestinal. A nutrição vai muito além do emagrecimento.

Bem como fazer boas escolhas de alimentos ricos em fibras como frutas e vegetais e grãos integrais, gorduras boas como castanhas, coco, abacate, azeite de oliva, alimentos que vem da terra como tubérculos e raízes e fontes de proteínas vegetais e animais como feijões, lentilhas, grão de bico, ovo, peixes, carnes brancas e moderada ingestão de carnes vermelhas ajudam a manter uma microbiota intestinal em harmonia e geram menos ansiedade e mais comportamentos saudáveis. 

O assunto é muito mais complexo, mas tentei passar aqui uma ideia e, principalmente, uma mensagem mostrando o quanto importante vem se notando o papel da nutrição e alimentação e hábitos adequados na nossa vida. Um estilo de vida saudável promove saúde, previne doenças, corrige deficiências nutricionais, melhora sinais e sintomas sem causas aparentes e proporciona melhor qualidade de vida.

Texto escrito por MANOELA KRAEMER FENILLI

Manoela Kraemer Fenilli é nutricionista formada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali-SC) em 2007. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Nutrição Esportiva Funcional pela VP/Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul-SP). Atendimentos personalizados com foco em modulação intestinal, emagrecimento, câncer, desequilíbrios nutricionais e nutrição para atletas e praticantes de atividade física. CRN 7668.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Motorista de aplicativo leva 18 facadas durante assalto em Blumenau

Uma mulher de 47 anos foi esfaqueada ao ser assaltada na noite desta quinta-feira (22) em Blumenau. Segundo informações da Polícia Militar, ela trabalha...

Trio é preso momentos após cometer assalto a mão armada em Blumenau

Três homens foram presos na noite desta quinta-feira (22) momentos após cometerem um assalto a mão armada em Blumenau. Segundo informações da Polícia Militar,...

Sexta-feira deve ter tempo firme e predomínio de sol em Blumenau

A atuação do ar mais seco sobre o Vale do Itajaí garante tempo firme com predomínio de sol e poucas nuvens em Blumenau nesta...

Covid-19: Em Blumenau, duas mortes e 110 novos casos nas últimas 24h

Mais duas mortes por coronavírus foram registradas em Blumenau nas últimas 24h. Os dados são do boletim diário da Secretaria de Saúde da cidade,...

Manutenção em tubulação na Rua Almirante Barroso pede atenção ao trânsito nesta sexta

Fique atento ao trânsito na Vila Nova: Uma obra de manutenção em uma tubulação na Rua Almirante Barroso poderia deixar o trânsito complicado na...
error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com